Novas sinapses: Redes socias, saúde mental e o nosso lugar no mundo

 


Café Filosófico CPFL -  Palestrante: IVAR BRANDI, NEUROLOGISTA

A humanidade vive hoje uma era de transição, para uma vida cada vez mais digital. Os nossos relacionamentos, o nosso lugar no mundo, o mapa do nosso cérebro, tudo está em mutação. Neste episódio, o neurologista Ivar Brandi mostra como as redes sociais afetam a nossa vida e saúde mental. Vício em telas, demência digital, esgotamento e isolamento são alguns dos sintomas que uma existência cada vez mais virtual pode causar, sobretudo entre os adolescentes, que já ganhou o rótulo de “geração ansiosa”. Mas Ivar também faz um alerta contra o reducionismo: se as redes sociais agravam esses sintomas, o problema é multifatorial, faz parte de uma estrutura social e cultural de desigualdade e sofrimento, que o mundo virtual reproduz.

https://www.youtube.com/watch?v=-ukbHh7KydI


Reflexão em 8 grupos de estudos, debates e apresentação:


1- As redes sociais promovem exclusão? (Explique, debata, produção, apresentação de resultados)


2- Qual a relação entre redes socias e o capitalismo? (Explique, debata, produção, apresentação de resultados)



3- Como as redes socias influenciam o comportamento das pessoas? (Explique, debata, produção, apresentação de resultados)



4- "Um país educado proguide, um país sem educação usa a internet para fazer estupidez " ( Manuel Castells) Explique, debata, produção, apresentação de resultados)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Revisão 2 Filosofia\História

Origem do Islã, fundamentos e pilares

História e significados da Independência do Brasil