TRAGÉDIA
TRAGÉDIA │Literatura |reVisão
Tópicos abordados: -Contexto histórico e político do nascimento da Tragédia. -Temas e forma básica da Tragédia. -Principais Autores e obras da Tragédia Grega. -Reflexão sobre o papel psicológico, pedagógico e político da Tragédia. Obras recomendadas e bibliografia: Mito e Tragédia na Grécia Antiga – Pierre Vidal-Naquet; Jean-Pierre Vernant. LINK PARA COMPRA: https://goo.gl/pa5hDR DIONISO apologia do teatro – Pierre-Aimé Touchard. LINK PARA COMPRA: https://goo.gl/kKRQUf Antígona e o Direito – Marcelo Alves. LINK PARA COMPRA: https://goo.gl/WeJQFx O Nascimento da Tragédia – Nietzsche. LINK PARA COMPRA: https://goo.gl/SfLDcx
A Tragédia Grega foi um dos gêneros teatrais (ou dramáticos) mais encenados durante a Grécia Antiga.
É considerada o gênero teatral mais antigo, dos quais se destacam os dramaturgos gregos: Ésquilo (524-456 a.C.), Sófocles (496-406 a.C.) e Eurípedes (480-406 a.C.)
Máscaras Teatrais da Tragédia e Comédia
Características: Resumo
A Tragédia grega foi o primeiro gênero teatral que surgiu na Grécia. Depois dela, surge a comédia e a tragicomédia, ambos gêneros menores, segundo os gregos.
Isso porque na Tragédia os personagens não eram pessoas comuns, como apareceriam nas comédias.
Além disso, os júris da tragédia envolviam pessoas escolhidas da aristocracia, enquanto na comédia eram pessoas comuns, escolhidas da plateia.
As tragédias eram textos teatrais que apresentavam histórias trágicas e dramáticas derivadas das paixões humanas as quais envolveriam personagens nobres e heroicas: deuses, semideuses e heróis mitológicos.
Todas elas possuíam uma característica comum: tensão permanente e o final infeliz e trágico.
Segundo o filósofo grego Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.) a Tragédia era um gênero maior capaz de transmitir nas pessoas as sensações vividas pelas personagens.
Esse processo, definido por ele como “catarse”, acontecia com o público que assistia à peça como forma de purificação e/ou purgação dos sentimentos.
Em outras palavras, a catarse representava uma descarga de sentimentos e emoções provocados pela tragédia
Teatro Grego
Durante o período da antiguidade, o teatro foi muito importante para o desenvolvimento da civilização grega.
Ele surge das celebrações feitas ao Deus Dionísio, das festividades e do vinho. Essa dramatização surge dos ditirambos, ou seja, dos cantos dedicados ao Deus Dionísio.
Esses cultos à Dionísio foram, aos poucos, se elaborando e ganhando forma. A partir daí, foi nascendo uma nova arte em Atenas por volta de 550 a.C.: o teatro grego.
Dramaturgos e Tragédias Gregas
Segue abaixo a tríade dos mais proeminentes dramaturgos gregos e suas principais obras:
Ésquilo
- Prometeu Acorrentado
- Os Persas
- Agamêmnon
Sófocles
- Édipo Rei
- Antígona
- Electra
Eurípedes
- Medeia
- As Troianas
- As Bacantes
Complemente sua pesquisa, com a leitura dos artigos:
Curiosidade: Você Sabia?
Do grego, a palavra tragédia (tragoedia) é composta pelos vocábulos, “tragos” (bode) e “oidé”, (canção), e significa “canção ao bode”.
Isso explica a relação com a origem do termo, posto que durante as celebrações realizadas ao Deus Dionísio, um bode era sacrificado como oferenda.
Por outro lado, a palavra tragédia pode estar relacionada com o figurino de sátiros (figura mitológica metade humano e metade de bodes) que alguns homens utilizavam durante as celebrações.
Daniela Diana /Toda Matéria
"Diferenças entre comédia e tragédia grega
Tanto as características da tragédia quanto as da comédia foram apontadas, inicialmente, pelo filósofo Aristóteles (384-322 a. C.). Assim, se a tragédia é a representação ou imitação de seres superiores, a comédia se configura na representação ou imitação de seres inferiores.
A comédia desperta o riso ao mostrar o feio, o grotesco e os vícios (contrários ao aspecto virtuoso do trágico). A catarse também está presente na recepção da comédia; porém ela é provocada pelo riso diante da fealdade humana, não só física mas também moral. A deformação humana, na comédia, leva ao desprezo e não à compaixão.
Curiosidades sobre tragédia grega
A tragédia grega é derivada do culto ao deus do vinho, ou seja, Dioniso, pois fazia parte das comemorações em homenagem a esse deus.
A palavra tragédia vem do termo tragoidia e significa “canto do bode”.
O ditirambo, canto em homenagem a Dioniso, serviu de inspiração para o surgimento da tragédia grega."
Veja mais sobre "Tragédia grega" em: https://brasilescola.uol.com.br/literatura/tragedia-grega.htm
Comentários
Postar um comentário