Planejamento História 2 - 1º TRIMESTRE - 2025 - FGB


 Justificativa  Planejamento História 2 - 1º TRIMESTRE -  2025 - FGB

Atender necessidades da Formação Geral Básica (Ensino Médio)conforme orientações da BNCC e dos Parâmetros Curriculares do Estado de Pernambuco


a) Habilidades especificas a serem desenvolvidas:

(EM13CHS503) Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos.

(EM13CHS102HI02PE) Identificar e analisar criticamente as concepções políticas, culturais e sociais que nortearam a criação de marcos históricos de periodizações, construídas pelos historiadores visando discutir as circunstâncias nas quais foram criados bem como as diversas implicações de sua utilização.

(EM13CHS201HI06PE) Reconhecer as dinâmicas e deslocamentos das populações, ideias e mercadorias, em diferentes tempos históricos como práticas sociais que desencadearam transformações, contatos e conflitos entre diversos povos e culturas, por motivos religiosos, econômicos e políticos.

(EM13CHS503HI15PE) Analisar e compreender as relações de dominação e resistência, evidenciando conflitos e negociações existentes entre diferentes grupos sociais, culturais, territoriais, religiosos, étnico-raciais, de gênero, de orientação sexual, de idade, comparando os diferentes contextos históricos. 

(EM13CHS102) Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos




b)  


Formação dos Estados Modernos

Expansão Marítima Mercantilismo

História e cultura do carnaval

Dia Internacional da Mulher/ Semana da Mulher

Reformas Protestantes e Contrarreforma. 

Religiões orientais e de matizes africanas.

Reflexões sobre Semana dos Povos Indígenas, Ribeirinhos, Quilombolas, Povos da Floresta, Povos Ciganos

Renascimento

 Absolutismo


c)  Procedimentos Metodológicos:


Metodologias ativas

Contrato didático

Comunidade de aprendizagem e investigação

Sujeito ativo de seu conhecimento

Realizar projeto Diário da História

Leituras de Mundo, Escrita, Reflexão, Debate

Compreensão dos fenômenos históricos, sociais, econômicos, políticos, culturais, linguísticos e tecnológicos

Contribuir com o processo do ensino-aprendizagem contribuir com diálogos para enriquecer o repertório cognitivo na formação dos estudantes 

Realizar projetos, excursões, visitação ao Museu de Bom jardim, gincanas de conhecimentos, produzir conteúdos para postar em sites, redes socias, fazer pesquisas, assistir filmes, ler charges, fotografias, cantar, dançar, pesquisar, interpretar, participar de ações culturais, escrever, ler, pensar, criticar, fazer atividades em grupo


d)  Procedimentos Avaliativos / Estratégias de Avaliação:

Participar das atividades propostas, sugeridas, dialogadas, pactuadas

Responder avaliações escritas, oral, colaborativa

Realizar projetos, excursões, visitação ao Museu de Bom jardim, gincanas de conhecimentos, produzir conteúdos para postar em sites, redes socias, fazer pesquisas, assistir filmes, ler charges, fotografias, cantar, dançar, pesquisar, interpretar, participar de ações culturais, escrever, ler, pensar, criticar, fazer atividades em grupo, criar blogs, jornais...

Mobilizar esforços para atingir  objetivos pedagógicos conforme conteúdos e proposição da FGB e BNCC 

Gerar autoconhecimento, satisfação pessoal com alcance de metas pessoais, contribuir com o projeto de vida pessoal e coletivo, ser melhor a cada dia, ser feliz, crítico, consciente



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Planejamento História 2 - 2º TRIMESTRE -  2025 - FGB


JUSTIFICATIVA


Atender necessidades da Formação Geral Básica (Ensino Médio)conforme orientações da BNCC e dos Parâmetros Curriculares do Estado de Pernambuco




HABILIDADES



(EM13CHS103) Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).


(EM13CHS103HI03PE) Problematizar e contextualizar construções discursivas naturalizadas tais como democracia racial e de gênero, meritocracia entre outras, por meio de elementos da pesquisa histórica (construção e operacionalização de categorias de análise, crítica de fontes discutir fontes e interpretação) de modo a se posicionar autonomamente frente aos desafios contemporâneos. 


(EM13CHS103HI03PE) Problematizar e contextualizar construções discursivas naturalizadas tais como democracia racial e de gênero, meritocracia entre outras, por meio de elementos da pesquisa histórica (construção e operacionalização de categorias de análise, crítica de fontes discutir fontes e interpretação) de modo a se posicionar autonomamente frente aos desafios contemporâneos.  


(EM13CHS102HI02PE) Identificar e analisar criticamente as concepções políticas, culturais e sociais que nortearam a criação de marcos históricos de periodizações, construídas pelos historiadores visando discutir as circunstâncias nas quais foram criados bem como as diversas implicações de sua utilização.


(EM13CHS102) Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem


(EM13CHS403HI12PE) Analisar relações sociais específicas de cada forma de produção e organização social do trabalho, existentes, em diversos tempos históricos e espaços sociais, particularmente no território brasileiro, desde a escravização de ameríndios e africanos no Brasil até as novas relações de trabalho.



(EM13CHS403) Caracterizar e analisar os impactos das transformações tecnológicas nas relações sociais e de trabalho próprias da contemporâneidade, promovendo ações voltadas à superação das desigualdades sociais, da opressão e da violação dos Direitos Humanos




CONTEÚDOS


Brasil Colonial 


Pernambuco Colonial 


África e o tráfico transatlântico. 


Resistências e Rebeliões Coloniais no Brasil e em Pernambuco


Iluminismo 


Revoluções Burguesas 


Correntes de pensamento do séc. XVIII ao XX


Brasil Imperial.


 Sociedade e Cotidiano em Pernambuco durante o Império. 


 Vivência e reflexões sobre as Comunidades Indígenas, Inconfidência  Mineira, Dia do Trabalhador, Semana de Museus e festejos do Ciclo  Junino




PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS



Metodologias ativas


Contrato didático


Comunidade de aprendizagem e investigação


Sujeito ativo de seu conhecimento


Realizar projeto Diário da História


Leituras de Mundo, Escrita, Reflexão, Debate


Compreensão dos fenômenos históricos, sociais, econômicos, políticos, culturais, linguísticos e tecnológicos


Contribuir com o processo do ensino-aprendizagem contribuir com diálogos para enriquecer o repertório cognitivo na formação dos estudantes 


Realizar projetos, excursões, visitação ao Museu de Bom jardim, gincanas de conhecimentos, produzir conteúdos para postar em sites, redes socias, fazer pesquisas, assistir filmes, ler charges, fotografias, cantar, dançar, pesquisar, interpretar, participar de ações culturais, escrever, ler, pensar, criticar, fazer atividades em grupo, engajar-se



PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS



Participar das atividades propostas, sugeridas, dialogadas, pactuadas


Responder avaliações escritas, oral, colaborativa


Respeitar e cumprir as regras do pacto didático



Realizar projetos, excursões, visitação ao Museu de Bom jardim, gincanas de conhecimentos, produzir conteúdos para postar em sites, redes socias, fazer pesquisas, assistir filmes, ler charges, fotografias, cantar, dançar, pesquisar, interpretar, participar de ações culturais, escrever, ler, pensar, criticar, fazer atividades em grupo, criar blogs, jornais...













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Planejamento História 2 - 3º TRIMESTRE -  2025 - FGB


JUSTIFICATIVA


Atender necessidades da Formação Geral Básica (Ensino Médio) conforme orientações da BNCC e dos Parâmetros Curriculares do Estado de Pernambuco


HABILIDADES


(EM13CHS401) Identificar e analisar as relações entre sujeitos, grupos, classes sociais e sociedades com culturas distintas diante das transformações técnicas, tecnológicas e informacionais e das novas formas de trabalho ao longo do tempo, em diferentes espaços (urbanos e rurais) e contextos.


(EM13CHS403) Caracterizar e analisar os impactos das transformações tecnológicas nas relações sociais e de trabalho próprias da contemporaneidade, promovendo ações voltadas à superação das desigualdades sociais, da opressão e da violação dos Direitos Humanos. 


(EM13CHS401HI10PE) Compreender relações sociais entre múltiplos sujeitos históricos como elementos primordiais das transformações relacionadas aos meios de produção e organização social do trabalho, para apropriação das mudanças e permanências ao longo do tempo e os processos históricos que as desencadearam. 


(EM13CHS401HI11PE) Identificar diferentes formas de trabalho, extração, produção e trocas de mercadorias ao longo da história, com o foco na história do Brasil, sobretudo a partir do século XIX, para o reconhecimento de diferenças, transformações e permanências nas relações natureza, terra e trabalho. (EM13CHS403HI12PE) Analisar relações sociais específicas de cada forma de produção e organização social do trabalho, existentes, em diversos tempos históricos e espaços sociais, particularmente no território brasileiro, desde a escravização de ameríndios e africanos no Brasil até as novas relações de trabalho. 


(EM13CHS503HI15PE) Analisar e compreender as relações de dominação e resistência, evidenciando conflitos e negociações existentes entre diferentes grupos sociais, culturais, territoriais, religiosos, étnico-raciais, de gênero, de orientação sexual, de idade, comparando os diferentes contextos históricos. 


(EM13CHS601) Identificar e analisar as demandas e os protagonismos políticos, sociais e culturais dos povos indígenas e das populações afrodescendentes (incluindo as quilombolas) no Brasil contemporâneo considerando a história das Américas e o contexto de exclusão e inclusão precária desses grupos na ordem social e econômica atual, promovendo ações para a redução das desigualdades étnico-raciais no país.


CONTEÚDOS

Revolução Industrial


Movimento abolicionista no Brasil, luta e resistência dos povos escravizados.


Passagem do trabalho escravo ao trabalho assalariado no Brasil.


Imigração no Brasil


Reflexões, ações, projetos sobre Semana Estadual do Patrimônio, Semana da Independência, Semana da Primavera dos Museus e Semana da Consciência Negra


PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS


Metodologias ativas


Contrato didático


Comunidade de aprendizagem e investigação


Sujeito ativo de seu conhecimento


Realizar projeto Diário da História


Leituras de Mundo, Escrita, Reflexão, Debate


Compreensão dos fenômenos históricos, sociais, econômicos, políticos, culturais, linguísticos e tecnológicos


Contribuir com o processo do ensino-aprendizagem contribuir com diálogos para enriquecer o repertório cognitivo na formação dos estudantes 


Realizar projetos, excursões, visitação ao Museu de Bom jardim, gincanas de conhecimentos, produzir conteúdos para postar em sites, redes socias, fazer pesquisas, assistir filmes, ler charges, fotografias, cantar, dançar, pesquisar, interpretar, participar de ações culturais, escrever, ler, pensar, criticar, fazer atividades em grupo, engajar-se



PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS

Participar das atividades propostas, sugeridas, dialogadas, pactuadas


Responder avaliações escritas, oral, colaborativa


Respeitar e cumprir as regras do pacto didático



Realizar projetos, excursões, visitação ao Museu de Bom jardim, gincanas de conhecimentos, produzir conteúdos para postar em sites, redes socias, fazer pesquisas, assistir filmes, ler charges, fotografias, cantar, dançar, pesquisar, interpretar, participar de ações culturais, escrever, ler, pensar, criticar, fazer atividades em grupo, criar blogs, jornais...




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