Planejamento História 2 - 1º TRIMESTRE - 2025 - FGB
Justificativa Planejamento História 2 - 1º TRIMESTRE - 2025 - FGB
Atender necessidades da Formação Geral Básica (Ensino Médio)conforme orientações da BNCC e dos Parâmetros Curriculares do Estado de Pernambuco
a) Habilidades especificas a serem desenvolvidas:
(EM13CHS503) Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos.
(EM13CHS102HI02PE) Identificar e analisar criticamente as concepções políticas, culturais e sociais que nortearam a criação de marcos históricos de periodizações, construídas pelos historiadores visando discutir as circunstâncias nas quais foram criados bem como as diversas implicações de sua utilização.
(EM13CHS201HI06PE) Reconhecer as dinâmicas e deslocamentos das populações, ideias e mercadorias, em diferentes tempos históricos como práticas sociais que desencadearam transformações, contatos e conflitos entre diversos povos e culturas, por motivos religiosos, econômicos e políticos.
(EM13CHS503HI15PE) Analisar e compreender as relações de dominação e resistência, evidenciando conflitos e negociações existentes entre diferentes grupos sociais, culturais, territoriais, religiosos, étnico-raciais, de gênero, de orientação sexual, de idade, comparando os diferentes contextos históricos.
(EM13CHS102) Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos
b)
Formação dos Estados Modernos
Expansão Marítima Mercantilismo
História e cultura do carnaval
Dia Internacional da Mulher/ Semana da Mulher
Reformas Protestantes e Contrarreforma.
Religiões orientais e de matizes africanas.
Reflexões sobre Semana dos Povos Indígenas, Ribeirinhos, Quilombolas, Povos da Floresta, Povos Ciganos
Renascimento
Absolutismo
c) Procedimentos Metodológicos:
Metodologias ativas
Contrato didático
Comunidade de aprendizagem e investigação
Sujeito ativo de seu conhecimento
Realizar projeto Diário da História
Leituras de Mundo, Escrita, Reflexão, Debate
Compreensão dos fenômenos históricos, sociais, econômicos, políticos, culturais, linguísticos e tecnológicos
Contribuir com o processo do ensino-aprendizagem contribuir com diálogos para enriquecer o repertório cognitivo na formação dos estudantes
Realizar projetos, excursões, visitação ao Museu de Bom jardim, gincanas de conhecimentos, produzir conteúdos para postar em sites, redes socias, fazer pesquisas, assistir filmes, ler charges, fotografias, cantar, dançar, pesquisar, interpretar, participar de ações culturais, escrever, ler, pensar, criticar, fazer atividades em grupo
d) Procedimentos Avaliativos / Estratégias de Avaliação:
Participar das atividades propostas, sugeridas, dialogadas, pactuadas
Responder avaliações escritas, oral, colaborativa
Realizar projetos, excursões, visitação ao Museu de Bom jardim, gincanas de conhecimentos, produzir conteúdos para postar em sites, redes socias, fazer pesquisas, assistir filmes, ler charges, fotografias, cantar, dançar, pesquisar, interpretar, participar de ações culturais, escrever, ler, pensar, criticar, fazer atividades em grupo, criar blogs, jornais...
Mobilizar esforços para atingir objetivos pedagógicos conforme conteúdos e proposição da FGB e BNCC
Gerar autoconhecimento, satisfação pessoal com alcance de metas pessoais, contribuir com o projeto de vida pessoal e coletivo, ser melhor a cada dia, ser feliz, crítico, consciente
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Planejamento História 2 - 2º TRIMESTRE - 2025 - FGB
JUSTIFICATIVA
Atender necessidades da Formação Geral Básica (Ensino Médio)conforme orientações da BNCC e dos Parâmetros Curriculares do Estado de Pernambuco
HABILIDADES
(EM13CHS103) Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).
(EM13CHS103HI03PE) Problematizar e contextualizar construções discursivas naturalizadas tais como democracia racial e de gênero, meritocracia entre outras, por meio de elementos da pesquisa histórica (construção e operacionalização de categorias de análise, crítica de fontes discutir fontes e interpretação) de modo a se posicionar autonomamente frente aos desafios contemporâneos.
(EM13CHS103HI03PE) Problematizar e contextualizar construções discursivas naturalizadas tais como democracia racial e de gênero, meritocracia entre outras, por meio de elementos da pesquisa histórica (construção e operacionalização de categorias de análise, crítica de fontes discutir fontes e interpretação) de modo a se posicionar autonomamente frente aos desafios contemporâneos.
(EM13CHS102HI02PE) Identificar e analisar criticamente as concepções políticas, culturais e sociais que nortearam a criação de marcos históricos de periodizações, construídas pelos historiadores visando discutir as circunstâncias nas quais foram criados bem como as diversas implicações de sua utilização.
(EM13CHS102) Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem
(EM13CHS403HI12PE) Analisar relações sociais específicas de cada forma de produção e organização social do trabalho, existentes, em diversos tempos históricos e espaços sociais, particularmente no território brasileiro, desde a escravização de ameríndios e africanos no Brasil até as novas relações de trabalho.
(EM13CHS403) Caracterizar e analisar os impactos das transformações tecnológicas nas relações sociais e de trabalho próprias da contemporâneidade, promovendo ações voltadas à superação das desigualdades sociais, da opressão e da violação dos Direitos Humanos
CONTEÚDOS
Brasil Colonial
Pernambuco Colonial
África e o tráfico transatlântico.
Resistências e Rebeliões Coloniais no Brasil e em Pernambuco
Iluminismo
Revoluções Burguesas
Correntes de pensamento do séc. XVIII ao XX
Brasil Imperial.
Sociedade e Cotidiano em Pernambuco durante o Império.
Vivência e reflexões sobre as Comunidades Indígenas, Inconfidência Mineira, Dia do Trabalhador, Semana de Museus e festejos do Ciclo Junino
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Metodologias ativas
Contrato didático
Comunidade de aprendizagem e investigação
Sujeito ativo de seu conhecimento
Realizar projeto Diário da História
Leituras de Mundo, Escrita, Reflexão, Debate
Compreensão dos fenômenos históricos, sociais, econômicos, políticos, culturais, linguísticos e tecnológicos
Contribuir com o processo do ensino-aprendizagem contribuir com diálogos para enriquecer o repertório cognitivo na formação dos estudantes
Realizar projetos, excursões, visitação ao Museu de Bom jardim, gincanas de conhecimentos, produzir conteúdos para postar em sites, redes socias, fazer pesquisas, assistir filmes, ler charges, fotografias, cantar, dançar, pesquisar, interpretar, participar de ações culturais, escrever, ler, pensar, criticar, fazer atividades em grupo, engajar-se
PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS
Participar das atividades propostas, sugeridas, dialogadas, pactuadas
Responder avaliações escritas, oral, colaborativa
Respeitar e cumprir as regras do pacto didático
Realizar projetos, excursões, visitação ao Museu de Bom jardim, gincanas de conhecimentos, produzir conteúdos para postar em sites, redes socias, fazer pesquisas, assistir filmes, ler charges, fotografias, cantar, dançar, pesquisar, interpretar, participar de ações culturais, escrever, ler, pensar, criticar, fazer atividades em grupo, criar blogs, jornais...
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Planejamento História 2 - 3º TRIMESTRE - 2025 - FGB
JUSTIFICATIVA
Atender necessidades da Formação Geral Básica (Ensino Médio) conforme orientações da BNCC e dos Parâmetros Curriculares do Estado de Pernambuco
HABILIDADES
(EM13CHS401) Identificar e analisar as relações entre sujeitos, grupos, classes sociais e sociedades com culturas distintas diante das transformações técnicas, tecnológicas e informacionais e das novas formas de trabalho ao longo do tempo, em diferentes espaços (urbanos e rurais) e contextos.
(EM13CHS403) Caracterizar e analisar os impactos das transformações tecnológicas nas relações sociais e de trabalho próprias da contemporaneidade, promovendo ações voltadas à superação das desigualdades sociais, da opressão e da violação dos Direitos Humanos.
(EM13CHS401HI10PE) Compreender relações sociais entre múltiplos sujeitos históricos como elementos primordiais das transformações relacionadas aos meios de produção e organização social do trabalho, para apropriação das mudanças e permanências ao longo do tempo e os processos históricos que as desencadearam.
(EM13CHS401HI11PE) Identificar diferentes formas de trabalho, extração, produção e trocas de mercadorias ao longo da história, com o foco na história do Brasil, sobretudo a partir do século XIX, para o reconhecimento de diferenças, transformações e permanências nas relações natureza, terra e trabalho. (EM13CHS403HI12PE) Analisar relações sociais específicas de cada forma de produção e organização social do trabalho, existentes, em diversos tempos históricos e espaços sociais, particularmente no território brasileiro, desde a escravização de ameríndios e africanos no Brasil até as novas relações de trabalho.
(EM13CHS503HI15PE) Analisar e compreender as relações de dominação e resistência, evidenciando conflitos e negociações existentes entre diferentes grupos sociais, culturais, territoriais, religiosos, étnico-raciais, de gênero, de orientação sexual, de idade, comparando os diferentes contextos históricos.
(EM13CHS601) Identificar e analisar as demandas e os protagonismos políticos, sociais e culturais dos povos indígenas e das populações afrodescendentes (incluindo as quilombolas) no Brasil contemporâneo considerando a história das Américas e o contexto de exclusão e inclusão precária desses grupos na ordem social e econômica atual, promovendo ações para a redução das desigualdades étnico-raciais no país.
CONTEÚDOS
Revolução Industrial
Movimento abolicionista no Brasil, luta e resistência dos povos escravizados.
Passagem do trabalho escravo ao trabalho assalariado no Brasil.
Imigração no Brasil
Reflexões, ações, projetos sobre Semana Estadual do Patrimônio, Semana da Independência, Semana da Primavera dos Museus e Semana da Consciência Negra
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Metodologias ativas
Contrato didático
Comunidade de aprendizagem e investigação
Sujeito ativo de seu conhecimento
Realizar projeto Diário da História
Leituras de Mundo, Escrita, Reflexão, Debate
Compreensão dos fenômenos históricos, sociais, econômicos, políticos, culturais, linguísticos e tecnológicos
Contribuir com o processo do ensino-aprendizagem contribuir com diálogos para enriquecer o repertório cognitivo na formação dos estudantes
Realizar projetos, excursões, visitação ao Museu de Bom jardim, gincanas de conhecimentos, produzir conteúdos para postar em sites, redes socias, fazer pesquisas, assistir filmes, ler charges, fotografias, cantar, dançar, pesquisar, interpretar, participar de ações culturais, escrever, ler, pensar, criticar, fazer atividades em grupo, engajar-se
PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS
Participar das atividades propostas, sugeridas, dialogadas, pactuadas
Responder avaliações escritas, oral, colaborativa
Respeitar e cumprir as regras do pacto didático
Realizar projetos, excursões, visitação ao Museu de Bom jardim, gincanas de conhecimentos, produzir conteúdos para postar em sites, redes socias, fazer pesquisas, assistir filmes, ler charges, fotografias, cantar, dançar, pesquisar, interpretar, participar de ações culturais, escrever, ler, pensar, criticar, fazer atividades em grupo, criar blogs, jornais...
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