Planejamento Filosofia 1 - 1º , 2º e 3º Trimestre - 2025 - FGB *

 

Justificativa

Atender necessidades da Formação Geral Básica (Ensino Médio) conforme orientações da BNCC e dos Parâmetros Curriculares do Estado de Pernambuco


Habilidades específicas a serem desenvolvidas


 

(EM13CHS103) Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).

(EM13CHS103FI03PE) Compreender e articular conhecimentos filosóficos de diferentes linguagens, estruturas/conteúdos e modos discursivos, associando-os às possíveis soluções para situações-problema da sociedade contemporânea.

 

(EM13CHS101) Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressa sem diversas linguagens , com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.

 

(EM13CHS101FI01PE) Analisar de modo crítico, textos escritos e imagens de diferentes estruturas, fazendo articulação comas correntes filosóficas e considerando suas relações como contexto sócio-político, econômico e religioso contemporâneo.



Objeto de conhecimento


Filosofia: origem e contexto histórico, conceitos;

Pensamento Mítico;

A tragédia (Ésquilo, Sófocles e Eurípides).

Fatalismo;

Os Pré-Socráticos e o logos





Procedimento metodológico


Metodologias ativas

Contrato didático

Comunidade de aprendizagem e investigação

Sujeito ativo de seu conhecimento

Realizar projeto Diário da História

Leituras de Mundo, Escrita, Reflexão, Debate

Compreensão dos fenômenos históricos, sociais, econômicos, políticos, culturais, linguísticos e tecnológicos

Contribuir com o processo do ensino-aprendizagem contribuir com diálogos para enriquecer o repertório cognitivo na formação dos estudantes 

Realizar projetos, apresentar seminários, participar de excursões, visitação ao Museu de Bom jardim, gincanas de conhecimentos, produzir conteúdos para postar em sites, redes socias, fazer pesquisas, assistir filmes, ler charges, fotografias, cantar, dançar, pesquisar, interpretar, participar de ações culturais, escrever, ler, pensar, criticar, fazer atividades em grupo



Procedimentos avaliativos



Participar das atividades propostas, sugeridas, dialogadas, pactuadas

Responder avaliações escritas, oral, colaborativa, ser proativo

Desenvolver o pensamento por meio de diálogos, reflexões, produções e seminários

Realizar projetos, excursões, visitação ao Museu de Bom jardim, gincanas de conhecimentos, produzir conteúdos para postar em sites, redes socias, fazer pesquisas, assistir filmes, ler charges, fotografias, cantar, dançar, pesquisar, interpretar, participar de ações culturais, escrever, ler, pensar, criticar, fazer atividades em grupo, criar blogs, jornais...

Mobilizar esforços para atingir  objetivos pedagógicos conforme conteúdos e proposição da FGB e BNCC 

Gerar autoconhecimento, satisfação pessoal com alcance de metas pessoais, contribuir com o projeto de vida pessoal e coletivo, ser melhor a cada dia, ser feliz, crítico, consciente

**********************************************************************

2º TRIMESTRE FILOSOFIA 1º Ano

JUSTIFICATIVA


Atender necessidades da Formação Geral Básica (Ensino Médio) conforme orientações da BNCC e dos Parâmetros Curriculares do Estado de Pernambuco



HABILIDADES


(EM13CHS601FI21PE) Reconhecer a importância do papel da cultura na formação de valores e suas implicações nos processos sociais com o norteadores da dinâmica de inclusão/exclusão social.


(EM13CHS101FI01PE) Analisar de modo crítico, textos escritos e imagens de diferentes  estruturas, fazendo articulação com as correntes filosóficas e considerando suas relações com o contexto sócio-político, econômico e religioso contemporâneo


(EM13CHS602FI22PE) Compreender criticamente o conceito de cidadania e suas implicações fundamentais com as relações de poder, tanto de regimes políticos democráticos com os ditatoriais.




CONTEÚDO

Boécio: o começo da Idade Média. Maimônides, Averróis e Avicena.

Escolástica: Tomás de Aquino(etc.), 

Fé e razão.

 A questão dos universais: nominalismo e realismo.

A filosofia do sagrado de Rudolf Otto. Manifestação e revelação. 

O bem e o mal.

Imanência e Transcendência.


PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO


Metodologias ativas

Contrato didático

Comunidade de aprendizagem e investigação

Sujeito ativo de seu conhecimento

Realizar projeto Diário da História

Leituras de Mundo, Escrita, Reflexão, Debate

Compreensão dos fenômenos históricos, sociais, econômicos, políticos, culturais, linguísticos e tecnológicos

Contribuir com o processo do ensino-aprendizagem contribuir com diálogos para enriquecer o repertório cognitivo na formação dos estudantes 

Realizar projetos, apresentar seminários, participar de excursões, visitação ao Museu de Bom jardim, gincanas de conhecimentos, produzir conteúdos para postar em sites, redes socias, fazer pesquisas, assistir filmes, ler charges, fotografias, cantar, dançar, pesquisar, interpretar, participar de ações culturais, escrever, ler, pensar, criticar, fazer atividades em grupo


PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS


Participar das atividades propostas, sugeridas, dialogadas, pactuadas

Responder avaliações escritas, oral, colaborativa

Realizar projetos, excursões, visitação ao Museu de Bom jardim, gincanas de conhecimentos, produzir conteúdos para postar em sites, redes socias, fazer pesquisas, assistir filmes, ler charges, fotografias, cantar, dançar, pesquisar, interpretar, participar de ações culturais, escrever, ler, pensar, criticar, fazer atividades em grupo, criar blogs, jornais...

Mobilizar esforços para atingir  objetivos pedagógicos conforme conteúdos e proposição da FGB e BNCC 

Gerar autoconhecimento, satisfação pessoal com alcance de metas pessoais, contribuir com o projeto de vida pessoal e coletivo, ser melhor a cada dia, ser feliz, crítico, consciente



*************************



cultura digital


https://www.instagram.com/p/DJl4Y3Uu8U6/?hl=pt&img_index=1


*******************************************************


3º  TRIMESTRE 

JUSTIFICATIVA

Atender necessidades da Formação Geral Básica (Ensino Médio) conforme orientações da BNCC e dos Parâmetros Curriculares do Estado de Pernambuco


HABILIDADES

(EM13CHS603)Analisar a formação de diferentes países, povos e nações e de suas experiências políticas e de exercício da cidadania , aplicando conceitos políticos básicos (Estado, poder, formas, sistemas e regimes de governo, soberania, etc.).


(EM13CHS603FI23PE)Compreender de modo crítico a relação entre cidadania, democracia e poder político e suas implicações nos processos que legitimamos sistemas de organização política, tendo em vista a promoção do Estado Democrático de Direito.


(EM13CHS602) Identificar e caracterizar a presença do paternalismo, do autoritarismo e do populismo na política, na sociedade e nas culturas brasileira e latino-americana, em períodos ditatoriais e democráticos, relacionando-os com as formas de organização e de articulação das sociedades em defesa da autonomia, da liberdade, do diálogo e da promoção da democracia, da cidadania e dos direitos humanos na sociedade atual.


(EM13CHS502FI18PE) Problematizar, de modo reflexivo, a construção das dimensões éticas do sujeito na contemporaneidade, tendo em vista a promoção dos Direitos Humanos.


(EM13CHS502) Analisar situações da vida cotidiana, estilos devida, valores, condutas etc. desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais..


Conteúdo


Estado, Sistemas de Governo e  finalidades da vida política.

Cidadania,

Democracia e Liberdade

Ética, moral e valores. 

Ética e política.


PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO


Metodologias ativas


Contrato didático


Comunidade de aprendizagem e investigação


Sujeito ativo de seu conhecimento


Realizar projeto Diário da História


Leituras de Mundo, Escrita, Reflexão, Debate


Compreensão dos fenômenos históricos, sociais, econômicos, políticos, culturais, linguísticos e tecnológicos


Contribuir com o processo do ensino-aprendizagem contribuir com diálogos para enriquecer o repertório cognitivo na formação dos estudantes 


Realizar projetos, apresentar seminários, participar de excursões, visitação ao Museu de Bom jardim, gincanas de conhecimentos, produzir conteúdos para postar em sites, redes socias, fazer pesquisas, assistir filmes, ler charges, fotografias, cantar, dançar, pesquisar, interpretar, participar de ações culturais, escrever, ler, pensar, criticar, fazer atividades em grupo


PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS


Participar das atividades propostas, sugeridas, dialogadas, pactuadas


Responder avaliações escritas, oral, colaborativa


Realizar projetos, excursões, visitação ao Museu de Bom jardim, gincanas de conhecimentos, produzir conteúdos para postar em sites, redes socias, fazer pesquisas, assistir filmes, ler charges, fotografias, cantar, dançar, pesquisar, interpretar, participar de ações culturais, escrever, ler, pensar, criticar, fazer atividades em grupo, criar blogs, jornais...


Mobilizar esforços para atingir  objetivos pedagógicos conforme conteúdos e proposição da FGB e BNCC 



Gerar autoconhecimento, satisfação pessoal com alcance de metas pessoais, contribuir com o projeto de vida pessoal e coletivo, ser melhor a cada dia, ser feliz, crítico, consciente




********************

(EM13LGG104) - Utilizar as diferentes linguagens, levando em conta seus funcionamentos, para a compreensão e produção de textos e discursos em diversos campos de atuação social. 


(EM13LGG601) Apropriar-se do patrimônio artístico de diferentes tempos e lugares, compreendendo a sua diversidade, bem como os processos de legitimação das manifestações artísticas na sociedade, desenvolvendo visão crítica e histórica


(EM13LGG601AR13PE) - (ARTES VISUAIS, DANÇA, MÚSICA, TEATRO) Reconhecer, valorizar e interagir com o patrimônio nacional e internacional, material e imaterial, compreendendo-o em sua dimensão sócio histórica-cultural

(EM13LGG201) - Utilizar as diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais) em diferentes contextos, valorizando-as como fenômeno social, cultural, histórico, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso


(EM13LGG301) Participar de processos de produção individual e colaborativa em diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais), levando em conta suas formas e seus funcionamentos, para produzir sentidos em diferentes contextos


(EM13LGG302) Posicionar-se criticamente diante de diversas visões de mundo presentes nos discursos em diferentes linguagens, levando em conta seus contextos de produção e de circulação.


OBETO DO CONHECIMENTO

cultura de massa e cultura popular: seus contextos de produção, circulação, recepção e processos criativos. 

Patrimônio Cultural Material e Imaterial do Brasil e de Pernambuco, sua preservação e educação patrimonial. Brinquedos/folguedos pernambucanos.

Artes Visuais: manifestações de arte popular em várias culturas; filmes e documentários (exemplos: 'Nós que Aqui Estamos Por Vós Esperamos', ‘Frida’); biografias de artistas (Thierry Guetta, um cineasta que se transforma em artista de rua). 

Artes Visuais: fotografia artesanal e digital (fototipia, antotipia, cianotipia, pinhole, caixa mágica), street art, land art, stencil entre outros.

Dança: aspectos multiculturais na dança local (etnicidade/universalidade); processos e produtos coreográficos observados e/ou vividos em sala de aula ou produzidos pela humanidade; criação e avaliação das suas performances e a dos outros. 

Música: a música popular de povos de diferentes continentes; a música popular brasileira e suas matrizes culturais; as práticas musicais de tradição oral no mundo; a expressão musical de povos de diferentes continentes; criação individual e coletiva.

Dança: dança em Pernambuco de diversas culturas e épocas , incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias. Produções e movimentos culturais (exemplos: twerk, brega-funk, vogue, breaking, frevo, dança armorial, Daruê Malungo e outros). 

Música: Vida e obra de Lia de Itamaracá, Capiba, Nelson Ferreira, Mestre Salu e outros. Bandas de Pífano, loas, toadas, aboios, repentes, baianos e outros. 


Música: manguebeat, frevo, jazz, brega, brega funk, mazurca, choro, música armorial, noise, forró, música instrumental de Pernambuco e outros.

Música: repertórios; objetos sonoros; sons; ritmos experimentais; linguagem musical; atributos do som; fundamentos da composição musical; estudo dos gêneros (estilos) musicais, partindo do contexto local, bem como da realidade da escola, da realidade estadual, regional e até no âmbito nacional.

 Teatro: produção teatral local, regional, nacional e seus códigos/ segmentos (preparação de ator, estética de cena, recepção teatral); criação individual e coletiva.

Teatro: Vida e obra de Joaquim Cardoso, Hermilo Borba Filho, Ariano Suassuna e outros. Apresentações cênicas populares, teatro de bonecos e outros



CENTROS E GRUPOS CULTURAIS E COLETIVOS Pontos de cultura, agremiações, coletivos de artistas das variadas linguagens artísticas



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Revisão 2 Filosofia\História

Origem do Islã, fundamentos e pilares

História e significados da Independência do Brasil