Condições de produção, circulação e recepção de discursos e atos de linguagem
Língua Portuguesa: Contextos de Produção Textual
Tipos e Gêneros Textuais: da redação do Enem aos quadrinhos!
Gêneros textuais são as diferentes formas de texto usadas para transmitir as mensagens que pretendemos aos seus receptores. São exemplos de gêneros textuais: crônicas, contos, notícias, bilhetes, listas de compras e receitas.
Tipos e gêneros textuais
Os gêneros textuais são classificados conforme a sua função comunicativa. Eles são produzidos com linguagens e estruturas diferentes, ou seja, cada gênero textual recorre a um tipo de texto.
Há muitos gêneros textuais, enquanto há cinco tipos de texto: narrativo, descritivo, argumentativo, expositivo e injuntivo.
Exemplos de gêneros textuais narrativos
Os textos narrativos apresentam ações de personagens no tempo e no espaço. A estrutura da narração é dividida em: apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho.
- Romance
- Novela
- Crônica
- Conto
- Contos de Fada
- Fábula
- Lenda
- Biografia
- Autobiografia
- Anedota
- Diário
- Relato (viagens, históricos, etc.)
- Notícia
- Currículo
- Lista de compras
- Cardápio
- Anúncio de classificados
- Editorial Jornalístico
- Resenha
- Artigo de opinião
- Ensaio
- Monografia, dissertação de mestrado e tese de doutorado
Exemplos de gêneros textuais argumentativos
Os textos argumentativos são aqueles encarregados de expor um tema ou assunto por meio de argumentações. São marcados pela defesa de um ponto de vista, ao mesmo tempo que tentam persuadir o leitor. Sua estrutura textual é dividida em três partes: tese (apresentação), antítese (desenvolvimento), nova tese (conclusão).
Exemplos de gêneros textuais expositivos
Os textos expositivos possuem a função de expor determinada ideia, por meio de recursos como: definição, conceituação, informação, descrição e comparação
Exemplos de Gêneros textuais descritivos
Os textos descritivos se ocupam em relatar e expor determinada pessoa, objeto, lugar, acontecimento. Dessa forma, são textos repletos de adjetivos, os quais descrevem ou apresentam imagens a partir das percepções sensoriais do locutor (emissor).
- Seminários
- Palestras
- Conferências
- Entrevistas
- Trabalhos acadêmicos
- Enciclopédia
- Verbetes de dicionários
- Ata
Exemplos de gêneros textuais injuntivos
O texto injuntivo, também chamado de texto instrucional, é aquele que indica uma ordem, de modo que o locutor (emissor) objetiva orientar e persuadir o interlocutor (receptor). Por isso, geralmente apresenta verbos no imperativo.
- Propaganda
- Receita culinária
- Bula de remédio
- Manual de instruções
- Regulamento
Mais exemplos de gêneros textuais
- Blog
- Reportagem
- Charge
- Carta
- Declaração
- Memorando
- Bilhete
- Relatório
- Requerimento
- Cartaz
- Cartum
- Procuração
- Atestado
- Circular
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Confira abaixo a redação do Enem 2024 da participante Clara Oliveira, que recebeu nota máxima:
O filme "Pantera Negra" foi considerado um marco da cinematografia mundial devido à presença de um elenco majoritariamente negro e à representação da cultura desse grupo étnico-racial de maneira inovadora e prestigiada. Fora da ficção, o cenário apresentado distancia-se da realidade brasileira, haja vista os desafios, sutentado pelo sistema de ensino e pelo corpo civil, para a valorização da herança africana no país. Nesse sentindo, de modo a atenuar essa situação, é preciso analisar o descaso da esfera educacional e a mentalidade social como causas dessa grave problemática.
De início, convém ressaltar a negligência do setor instrucional como preponderante para minimizar o combate do desprestígio das heranças africanas no Brasil. Essa inoperância decorre da precariedade de atuação das escolas nacionais, principalmente das públicas, para o cumprimento da Base Nacional Comum Curricular - documento normativo da grade educacional brasleira - no que tange à abordagem histórica dos povos africanos com ensino apronfundado e que exalte as suas contribuiçções culturais, tendo em vista o lecionamento, muitas vezes, superficial e eurocêntrico. De fato, essa conjuntura justifica-se na insuficiência da capacitiação dos professores e na vigência de uma didática passiva e voltada para o vestibular, o que torna tais instituições possíveis de serem consideradas como em um estado de "zumbi", conforme o sociólogo Zygmunt Bauman, ja que se afastaram seus objetivos principais, isto é, de formação social do aluno. Com efeito, diante dessa falta de conhecimento, formenta-se a criação de estereótipos e a invisibilidade de personalidades negras importantes, prejudicando a representatividade e a valorização dessa comunidade, além de ser um risco à preservação de costumes.
Além disso, é válido destacar que o imaginário social cria uma configuração propícia para a permanência dos entraves a esse grupo étnico-racial. Isso ocorre, pois verifica-se a persistência de atitudes de discriminação contra a afirmação das influências herdadas na aparência e nas atividades sociais por indivíduos afrodescentes, a exemplo do preconceito associado aos cabelos crespos e às religiões de matriz africana, respectivamente. Evidendentemente, tal prisma fundamenta-se em resquícios do passado colonial e imperial do país, em que se vigorava a desvalorização e a desumanização de pessoas negras em um conxteto escravocrata. Por consequinte, o enraizamento desse pensamento e a sua consequente naturalização mostram-se responsáveis por atos de violência simbólica, como a atribuição dessas heranças como pejorativas. Dessa forma, observa-se o prejuízo à inclusão dessa população, a qual perde suas individualidades.
Portanto, torna-se evidente que os desafios advindos da área educacional e da nação devem ser amenizados. Diante disso, urge que o Ministério da Educação - órgão encarregado do ensino brasileiro - execute a melhoria do lecionamento sobre a história africana e a importância de suas heranças, com uma perspectiva aprofundada e protagonista frente ao recorte europeu. Isso deverá ser feito por meio da maior capacitação de docentes e da universalizaão do conteúdo nas escolas, a fim de atender à BNCC. Ademais, cabe do Ministério das Comunicações, mediante propagandas períodicas nos veículos midiáticos, eludidar o povo sobre a temática e desconstruir mentalidades preconceituosas. Espera-se, assim, que haja valorização dessas contribuições culturais no Brasil, como em "Pantera Negra".
Fonte: Brasil Escola
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