Cultura Popular: Carnaval

 


Cultura Popular


A filósofa Marilena Chauí explica a origem da palavra “cultura” e a definiu como “toda produção simbólica de uma sociedade”. Chauí mostra, porém, que quando a civilização se “apoderou” da cultura, restringiu seu significado e provocou a divisão cultural. A cultura superior seria as chamadas belas artes ou arte erudita. Já a cultura inferior seria as mitologias, o folclore. A primeira, é a cultura da elite; a segunda, popular.

Em um sentido mais restrito, explicou a filósofa, é a distinção dos cultos e dos incultos, quando cultura é referida aos indíviduos. Popular deixa então de ser aquilo que é reconhecido e apreendido pelo povo, mas aquilo que é mitológico, inculto. Dessa forma, a cultura popular é preterida em relação à cultura de elite.

Nesse sentido, segundo a filósofa, a cultura vem sendo usada há anos para aumentar ainda mais o abismo social entre o povo e a elite, já que a cultura de elite se torna hegemônica. Para Marilena Chauí, “é preciso ampliar nosso conceito de cultura” e acabar com essa divisão cultural que apenas aumenta as diferenças sociais em qualquer civilização.

São muitas as tradições culturais originadas ou reinventadas em Pernambuco. Grande parte delas refletem a forte influência dos saberes de povos tradicionais, como quilombolas e indígenas, na formação cultural dos pernambucanos.

Em Bom Jardim, o Encontro de Burrinhas, Caboclinhos, Catirinas e Maracatus de Pernambuco, realizado na terça-feira de carnaval no centro da  cidade, é um evento que reúne diversos artistas, grupos culturais, agremiações, brincantes e trabalhadores da Região do Agreste, Zona da Mata e Área Metropolitana de Pernambuco para afirmar, celebrar nossa diversidade de riquezas e manifestações culturais, tecnologias sociais, criatividade, a alegria e afetividade, identidade e história da formação do povo pernambucano.



A festa celebra a cultura popular de Pernambuco. Criado no ano de 2014 pelo professor e produtor cultural Edgar Santos, o Encontro de Burrinhas, Caboclinhos, Catirinas e Maracatus de Pernambuco é um evento cultural que fortalece a identidade cultural do carnaval de Bom Jardim e do Agreste Setentrional.

"A cultura popular é compreendida como um vasto repertório de produtos culturais, como música, literatura, arte, moda, dança, pintura, cinema, televisão e rádio, consumidos majoritariamente por grupos fora da elite, abrangendo as classes trabalhadoras e segmentos significativos da classe média". Bom Jardim entrou definitivamente no mapa da cultura pernambucana.

Com o objetivo de valorizar e fortalecer ainda mais a cultura e o Carnaval pernambucano, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult-PE), da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), da Secretaria Estadual de Turismo (Setur-PE) e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur).A Prefeitura de Bom Jardim  e o comércio também são parceiros  nesta ação.


Conheça expressões  da cultura popular espalhadas por todos os cantos do estado: Burrinhas, catirinas, caboclinhos, ciranda, capoeira, coco, boi, bonecos gigantes, pífanos, pastoril, passistas, frevo, quadrilha junina, cordel, troças, bacamarte, poesia, urso, cavalo- marinho, e outras celebrações.


EXERCÍCIO: Resolva e justifique suas respostas no caderno de atividades

1-Na sua comunidade tem pessoas que brincam o carnaval fantasiados de qual personagem da cultura popular? 

2- Você gosta de brincar , curtir  a cultura do carnaval? 

3- Qual é o nome do Carnaval de Bom Jardim? 

4-Você já participou, conhece ou ouviu falar do Encontro de Burrinhas, Caboclinhos, Catirinas e Maracatus de Pernambuco?





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Revisão 2 Filosofia\História

Origem do Islã, fundamentos e pilares

História e significados da Independência do Brasil