HISTÓRIA DO BRASIL: O FIM DO QUILOMBO DOS PALMARES
SOBRE O VÍDEO: Documentário sobre a História do Brasil.
Neste vídeo, você vai conhecer a história de Zumbi e do Quilombo dos Palmares e como ele foi destruído pelo bandeirante Domingos Jorge Velho e seus homens.
Professora Cátia - História da Arte & Literatura
"As imagens utilizadas foram obtidas em um banco de imagens ou através de ferramentas de pesquisa automatizadas como sendo de uso livre. O uso das mesmas possui uso unicamente ilustrativos e informativos a respeito do tema deste vídeo. As imagens não são obra do autor do canal, salvo quando assim mencionadas, e jamais tem o intuito ou o condão de expressar ou ilustrar qualquer juízo de valor sobre uma determinada imagem , produto, obra ,marca e/ou pessoa específica. Caso eventualmente se considere titular de direitos sobre alguma das imagens em questão, por favor, entre em contato pelo email: professoracatiamaier@gmail.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso. "
MINUTAGEM:
00:00 - Abertura
01:01 - A história do Quilombo dos Palmares
07:22 - Personagens importantes de Palmares
10:48 - A escravidão no Quilombo dos Palmares
15:07 - O fim do Quilombo dos Palmares
20:48 - A morte de Zumbi dos Palmares
25:03 - Recados finais
FONTES DE PESQUISA:
NEVES, Lúcia Maria Bastos Pereira das. Dia do Fico. In VAINFAS, Ronaldo. Dicionário do Brasil Imperial (1822-1889). Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.
LIMA, Oliveira. O movimento da independência (1821-1822). Brasília: FUNAG, 2019 (edição fac-similar).
RIBEIRO, Darcy - O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995 e 1996
GOMES, Laurentino. 1808: como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil. São Paulo: Planeta, 2007. 414 p.
1822: como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram D. Pedro a criar o Brasil, um país que tinha tudo para dar errado / Laurentino Gomes - Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2010, ISBN 978-85-209-2409-9
QUILOMBO DOS PALMARES: HISTORIOGRAFIA DO PERÍODO COLONIAL. SILVA da Viaro Adriano.
XII Encontro Estadual de História ANPUH/RS. Disponível em: https://www.upf.br/ppgh
ALVES FILHO, Ivan. Memorial dos Palmares. Rio de Janeiro: Xenon, 1988.
BRANCO, Renato Castelo. Domingos Jorge Velho: e a presença paulista no Nordeste.
São Paulo: T. A. Queiroz, Editor, 1990.
ENNES, Ernesto. As guerras nos Palmares. São Paulo: Companhia Editora Nacional,
1938.
FONSECA JÚNIOR, Eduardo. Zumbi dos Palmares: Herói negro da nova consciência
nacional. São Paulo: Editora Atheneu, 2003.
Quilombo dos Palmares é reconhecido patrimônio cultural do Mercosul. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/cult...
Dandara dos Palmares. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dandara...
Ganga Zumba. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ganga_Z...
Descubra Dandara dos Palmares. Disponível em: https://sites.usp.br/pet/ocupa/mulher...
Zumbi dos Palmares. Disponível em: https://www.historiadomundo.com.br/id...
********
"Como era a vida no Quilombo dos Palmares?
Primeiramente, a vida no quilombo girava em torno da questão da segurança, uma vez que portugueses representavam uma grande ameaça e frequentemente tentavam destruir Palmares. Assim, o quilombo foi construído em uma região que lhe garantisse uma segurança extra. A região que o Quilombo ficava era uma região de serra, bastante despovoada e com matas densas.
Palmares era o resultado de uma junção de mocambos, pequenos assentamentos de escravos fugidos, que foram construídos na divisa de Alagoas e Pernambuco (mas na época, tudo fazia parte da mesma capitania). No caso de Palmares, os mocambos formavam uma confederação quilombola que se estendia por um território razoavelmente vasto"
"O Quilombo dos Palmares foi o maior quilombo que existiu na América Latina. Foi construído na região do atual estado de Alagoas e chegou a reunir cerca de 20 mil habitantes. Foi um dos grandes símbolos da resistência dos escravos no Brasil e foi alvo de expedições organizadas por portugueses e holandeses. Foi destruído em 1694 e seu líder, Zumbi, foi morto no ano seguinte em uma emboscada"
"Como surgiu o Quilombo dos Palmares?
O Quilombo dos Palmares surgiu no final do século XVI, no território da capitania de Pernambuco, mais precisamente em uma região em que hoje está localizado o estado de Alagoas. O quilombo foi formado por escravos que tinham fugido de engenhos da região de Pernambuco e que escolheram a região da Serra da Barriga, na zona da mata de Alagoas.
O primeiro registro conhecido que faz menção ao Quilombo dos Palmares remonta a 1597, embora existam algumas teorias que sustentam que o quilombo já existia antes disso. Com o tempo, Palmares cresceu, tornou-se famoso, servindo de inspiração para outros escravos resistirem e fugirem. Teve cerca de 20 mil habitantes.
Foi chamado de Quilombo dos Palmares, porque foi construído em uma região que possuía um grande número de palmeiras e essas árvores possuíam inúmeras utilidades, pois forneciam alimento aos quilombolas e suas folhas eram usadas para fazer o telhado dos casebres que eram construídos"
Veja mais sobre "Quilombo dos Palmares" em: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/quilombo-dos-palmares.htm
Conheça o Museu de Bom Jardim - Semana Nacional de Museus 2021| Canal Museu de Bom Jardim **** "Toda grande cidade tem museu. Em cada território existe um povo que tem história, memória, cultura e patrimônio. O Museu de Bom Jardim é o equipamento cultural que congrega um ambiente de salvaguarda, produção de encontros, celebrações, difusão de saberes e vitrine para nossa cultura, história e memória. Nosso museu é este espaço comunitário, democrático, múltiplo, aberto para o público se encontrar, ter acesso a sua história e memória, ser protagonista e valorizar nossa identidade cultural." *Professor Edgar Santos, criador do Museu de Bom Jardim-PE. Conheça o Museu de Bom Jardim - Semana Nacional de Museus 2021 CRÉDITOS Museu de Bom Jardim - PE Criação: Edgar Severino dos Santos - Museu de Bom Jardim - PE. Imagens, Arte e Edição: Akires Sabino da Silva. Música: AQUARELA DE BOM JARDIM - AUTOR: Bráulio de Castro com participação de Doddó Félix. CANTOR: Joaquim Gonçalves. Os...
Filósofos Pré-Socráticos - (resumo) - CONCEITO ILUSTRADO - YouTube Os filósofos pré-socráticos fazem parte do primeiro período da filosofia grega. Eles desenvolveram suas teorias do século VII ao V a.C., e recebem esse nome, pois são os filósofos que antecederam Sócrates. Esses pensadores buscavam nos elementos natureza as respostas sobre a origem do ser e do mundo. Focando principalmente nos aspectos da natureza, eram chamados de “ filósofos da physis ” ou "filósofos da natureza Foram eles os responsáveis pela transição da consciência mítica para a consciência filosófica. Assim, buscaram dar uma explicação racional para a origem de todas as coisas. A mitologia grega explicava o universo através da cosmogonia ( cosmo , "universo", e gónos , "gênese" ou "nascimento"). A cosmogonia dá sentido a tudo o que existe através da ideia de nascimento a partir de uma relação (sexual) entre os deuses. Os filósofos pré-socráticos abandonaram essa ideia e c...
O verdadeiro tamanho do desastre no RS – e as outras crises que se anunciam Uma tragédia sem precedentes no Brasil. A enchente que devastou o Rio Grande do Sul já é considerada por alguns especialistas o maior desastre climático da história do país. Pelo menos em termos de extensão do território atingido e o número de pessoas afetadas. Praticamente todo o território gaúcho sofreu as consequências das inundações. Nesse vídeo, eu vou tentar resumir o drama que assola o Sul, quais são os próximos desafios na região e o que pode ser feito para evitar catástrofes climáticas como essa ******* Os moradores que continuam dentro de casas inundadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul - BBC News Brasil 14 de mai. de 2024 212.979 visualizações • 14 de mai. de 2024 Mesmo em bairros completamente alagados de Eldorado do Sul (RS), ainda há pessoas que continuam em suas casas, resistindo aos apelos dos bombeiros para que se mudem para abrigos. Essas pessoas temem que suas casas se...
Comentários
Postar um comentário