O genocídio 'esquecido' da Alemanha na Namíbia e o Imperialismo Americano
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
-
O genocídio 'esquecido' da Alemanha naNamíbia, reconhecido após mais de um século
Entre 1904 e 1908, a região onde hoje fica a Namíbia, no Sudoeste da África, foi palco de um genocídio. O então Império Alemão exterminou os povos Herero e Nama naquele local.
Motivados por uma ideologia racial, os alemães chegaram a utilizar campos de concentração – uma tecnologia de extermínio que ficaria famosa década depois, durante o Holocausto.
Em maio de 2021, após mais de 100 anos, a Alemanha reconheceu finalmente as atrocidades que cometeu na ocupação colonial da Namíbia.
Mas será que isso é suficiente?
Entenda, neste vídeo, o extermínio que ocorreu na Namíbia no início do século 20 e por que ele pode ser considerado uma semente do Holocausto.
*******
Imperialismo Americano e a propaganda de guerra
Salve, espectadores do canal. De tempos em tempos a discussão sobre o Imperialismo dos EUA ao redor do mundo volta à tona. No entanto, há quem se pergunte como o país consegue continuar atuando dessa forma ao redor do mundo. O vídeo de hoje tenta demonstrar como o governo dos EUA trabalha para fabricar consenso em torno de suas intervenções ao redor do mundo. Nesse assunto, Imperialismo, guerra e propaganda estão de mãos dadas.
O vídeo cobre o período entre a Guerra Hispano-Americana iniciada em 1899 até a Guerra do Iraque iniciada em 2003.
ERRATA: no vídeo falamos que Baku é a capital do Cazaquistão. Na verdade, é a capital do Azerbaijão
Contrato Social O contrato social é uma metáfora usada pelos filósofos contratualistas para explicar a relação entre os seres humanos e o Estado. Esta figura de linguagem foi utilizada especialmente por Thomas Hobbes, John Locke e Jean-Jacques Rousseau. Contrato Social segundo Thomas Hobbes Ilustração feita por Thomas Hobbes para a obra "Leviatã", personificando o Estado como a união de indivíduos que formam o corpo do rei Thomas Hobbes nasceu em 1588 e faleceu em 1679, na Inglaterra. Assim pôde testemunhar as mudanças políticas inglesa durante as revoluções burguesas. Para Hobbes, os homens precisavam de um Estado forte, pois a ausência de um poder superior resultava na guerra. O ser humano, que é egoísta, se submetia a um poder maior, somente para que pudesse viver em paz e também ter condição de prosperar. Não por acaso, Hobbes chama o "Estado" de Leviatã, um dos nomes que o diabo recebe na Bíblia, com o propósito de reforçar que é a natureza perversa do hom...
A Origem do Islamismo: A Religião Árabe que Dominou todo o Oriente médio | Saber Mais. |YouTube |SADC O Islamismo é uma das maiores religiões do mundo, e em suas origens possui muitas histórias do contato de divindades com os seres humanos. Nesse vídeo iremos nos aprofundar na antiguidade do povo árabe, entenderemos suas crenças antigas e com o Islamismo surgiu através do contato sobrenatural com anjos e seres que foram seguidos e adorados como Deuses... Onde eu provavelmente estarei DESTRUINDO OS MAIORES MITOS DOS MUÇULMANOS. Você sabe QUAL É A DIFERENÇA ENTRE ANJO SERAFIM QUERUBIM E ARCANJO? O QUE ACONTECE COM A NOSSA ALMA APOS A MORTE? Bom... assim como outras religiões monoteístas, o islam contem respostas para todas essas perguntas e muito mais! *** Os fundamentos do Islã e os festivais religiosos Para os muçulmanos, só existe um Deus cujo nome é Alá. E o último profeta de Alá foi Maomé. Maomé não é deus, mas um homem por intermédio de quem Alá revelou sua vontade ao mundo. ...
No contexto da independência brasileira, a charge ironiza o(a) No contexto da independência brasileira, a charge ironiza o(a) a - influência econômica inglesa sobre o Brasil b - imperialismo dos EUA sobre a América do Sul c - controle napoleônico sobre Portugal d - domínio brasileiro sobre a Província Cisplatina e - vigência da União Ibérica Neste 7 de setembro, o Grito dos Excluídos e Excluídas volta às ruas do Brasil para a sua 31ª edição. A tradicional manifestação marca um contraponto popular ao desfile cívico-militar do Dia da Independência. Neste ano, dezenas de cidades em todas as regiões do país receberão atos, debates e mobilizações que buscam dar voz às pautas e lutas dos trabalhadores e ressignificar a data. A edição de 2025 tem como lema: “Cuidar da Casa Comum e da Democracia é luta de todo dia”. De acordo com a organização, o tema central, que se conecta com o contexto global de crises climáticas e sociais, reforça a defesa intransigente da democracia e a...
Comentários
Postar um comentário