O racismo estrutural não se trata de um ato descriminação.
Ele representa um processo histórico em que condições de desvantagem e privilégio a determinados grupos étnico-raciais são reproduzidos nos âmbitos políticos, econômicos, culturais e nas relações cotidianas.
Nossa convidada Rosane Borges, Jornalista e Professora, explica: “A gente tende a reduzi-lo em situação de preconceito, de descriminação, porque ele se manifesta nessas situações, mas ele é um sistema de poder, ele é um sistema que hierarquiza humanidades, tomando como critério a raça.” E ela reforça: “O racismo no Brasil não é episódico, não é fenomênico. Quando a gente atribui esse caráter individualizante do racismo, a gente não aponta suas estruturas.”
Nossa convidada Marilea de Almeida, Psicanalista e Rede Historiadores Negros, relembra que por muito tempo, a grande narrativa do Brasil era o mito da democracia racial: “A ideia de que no Brasil as relações raciais não se davam de forma violenta ou excludente, obviamente isso se trata de uma ideologia que falseia a realidade.”
Rosane enfatiza “O Brasil é um país que é formado pelo racismo, porque foi um país que escravizou por mais de 300 anos. A abolição da escravatura não foi acompanhada de uma abolição das mentalidades, você aboliu as relações mas o vínculo escravagista permaneceu o mesmo. “
O combate ao racismo estrutural não é uma luta que começou hoje, tampouco que acabará amanhã, mas através da educação, da informação, do reconhecimento e do combate, mudaremos as estruturas que não nos cabem mais.
Racismo. Ou você combate, ou você faz parte. Qual dos dois é você?
***
Entenda o que é CONSCIÊNCIA RACIAL - Canal Preto
Mês da consciência negra!
No mês da Consciência Negra, Sueli Carneiro, filósofa, ativista e escritora, aponta a realidade da população negra, sobretudo às mulheres e os jovens. Fala sobre um cenário em que o racismo reforça o processo de inferiorização e estigmatização dessas pessoas.
Sueli lembra ainda da importância do 20 de novembro para a população negra, que passa ter a possibilidade de conhecer e reconhecer seus heróis e sua história. Os processos da consciência racial, tocado por várias frente do movimento negro, tem como intenção a conservação da memória e do patrimônio dos negros no País.
Participante: Sueli Carneiro - Filósofa, escritora, ativista antirracismo do movimento social negro brasileiro e fundadora e atual diretora do Geledés — Instituto da Mulher Negra.
Conheça o Museu de Bom Jardim - Semana Nacional de Museus 2021| Canal Museu de Bom Jardim **** "Toda grande cidade tem museu. Em cada território existe um povo que tem história, memória, cultura e patrimônio. O Museu de Bom Jardim é o equipamento cultural que congrega um ambiente de salvaguarda, produção de encontros, celebrações, difusão de saberes e vitrine para nossa cultura, história e memória. Nosso museu é este espaço comunitário, democrático, múltiplo, aberto para o público se encontrar, ter acesso a sua história e memória, ser protagonista e valorizar nossa identidade cultural." *Professor Edgar Santos, criador do Museu de Bom Jardim-PE. Conheça o Museu de Bom Jardim - Semana Nacional de Museus 2021 CRÉDITOS Museu de Bom Jardim - PE Criação: Edgar Severino dos Santos - Museu de Bom Jardim - PE. Imagens, Arte e Edição: Akires Sabino da Silva. Música: AQUARELA DE BOM JARDIM - AUTOR: Bráulio de Castro com participação de Doddó Félix. CANTOR: Joaquim Gonçalves. Os...
Filósofos Pré-Socráticos - (resumo) - CONCEITO ILUSTRADO - YouTube Os filósofos pré-socráticos fazem parte do primeiro período da filosofia grega. Eles desenvolveram suas teorias do século VII ao V a.C., e recebem esse nome, pois são os filósofos que antecederam Sócrates. Esses pensadores buscavam nos elementos natureza as respostas sobre a origem do ser e do mundo. Focando principalmente nos aspectos da natureza, eram chamados de “ filósofos da physis ” ou "filósofos da natureza Foram eles os responsáveis pela transição da consciência mítica para a consciência filosófica. Assim, buscaram dar uma explicação racional para a origem de todas as coisas. A mitologia grega explicava o universo através da cosmogonia ( cosmo , "universo", e gónos , "gênese" ou "nascimento"). A cosmogonia dá sentido a tudo o que existe através da ideia de nascimento a partir de uma relação (sexual) entre os deuses. Os filósofos pré-socráticos abandonaram essa ideia e c...
O verdadeiro tamanho do desastre no RS – e as outras crises que se anunciam Uma tragédia sem precedentes no Brasil. A enchente que devastou o Rio Grande do Sul já é considerada por alguns especialistas o maior desastre climático da história do país. Pelo menos em termos de extensão do território atingido e o número de pessoas afetadas. Praticamente todo o território gaúcho sofreu as consequências das inundações. Nesse vídeo, eu vou tentar resumir o drama que assola o Sul, quais são os próximos desafios na região e o que pode ser feito para evitar catástrofes climáticas como essa ******* Os moradores que continuam dentro de casas inundadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul - BBC News Brasil 14 de mai. de 2024 212.979 visualizações • 14 de mai. de 2024 Mesmo em bairros completamente alagados de Eldorado do Sul (RS), ainda há pessoas que continuam em suas casas, resistindo aos apelos dos bombeiros para que se mudem para abrigos. Essas pessoas temem que suas casas se...
Comentários
Postar um comentário