Qual a origem de todas as coisas que compramos!? “Você é capaz de consumir menos por um mundo melhor”?


"A origem da tendência de compulsão pelo ato de comprar tem suas origens na história da humanidade. Após os eventos da Revolução Industrial, os processos de produção e circulação de bens foram agilizados. Com o avanço da produção, houve um grande distanciamento das pessoas e do conhecimento em relação aos meios de produção. Para entender como isso se deu, basta pensar o quanto você conhece, por exemplo, dos processos de produção das coisas que você compra. Você sabe como são fabricados os produtos de higiene, alimentação, itens de decoração e outros? Conhece as formas de distribuição, importação e exportação? É justamente esse desconhecimento que historicamente foi denominado alienação. A alienação é a principal dimensão do consumismo, está na base da compra desvinculada da necessidade e do desconhecimento em relação ao valor de compra e de uso."

Veja mais sobre "Consumismo" em: https://brasilescola.uol.com.br/psicologia/consumismo.htm



 

A HISTÓRIA DAS COISAS ( Versão brasileira) - YouTube - Canal Michel Cunha


Da extração e produção até a venda, consumo e descarte, todos os produtos em nossa vida afetam comunidades em diversos países, a maior parte delas longe de nossos olhos. História das Coisas é um documentário de 20 minutos, direto, passo a passo, baseado nos subterrâneos de nossos padrões de consumo. História das Coisas revela as conexões entre diversos problemas ambientais e sociais, e é um alerta pela urgência em criarmos um mundo mais sustentável e justo. História das Coisas nos ensina muita coisa, nos faz rir, e pode mudar para sempre a forma como vemos os produtos que consumimos em nossas vidas.

***


Os impactos do consumo no mundo atual - #68 - YouTube - Trip TV


E já que o assunto é crise e futuro, reunimos um time de formadores de opinião para responder a uma incômoda pergunta: “Você é capaz de consumir menos por um mundo melhor”?


***



Fome atinge 33 milhões de pessoas no Brasil, segundo pesquisa - LIVE CNN


A pandemia agravou a fome no Brasil, que tem atualmente 33,1 milhões de pessoas sem ter o que comer. Este número aumentou quase 50% em pouco mais de um ano. A analista de economia da CNN Thais Herédia fala sobre as ações do poder público em relação a esse problema.


***

EXRCÍCIO DE FILOSOFIA

Questões para reflexão, produção e debate

1- O que pode ser feito para acabar com a fome no Brasil?

2- Como o capitalismo nos faz ser consumistas?

3- Planeta Terra: As sociedades se chocam com os seus limites. Quais são os limites entre as pessoas,a sociedade, a economia e a sustentabilidade do planeta?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IDENTIDADE CULTURAL: Conheça o Museu de Bom Jardim - Semana Nacional de Museus 2021

FILOSOFIA - Filósofos Pré-Socráticos *

Cultura e Natureza: Dilemas Ético-socioambientais na Contemporaneidade