Linguagem filosófica, arte, relações sociais e cidadania:

 ATIVIDADE

1- Considere os textos a seguir:

TEXTO I

“(...) Breve sequência de intervalos, fácil de memorizar, como mostrou a canção de sucesso (...) são, como todos detalhes, clichês prontos para serem empregados arbitrariamente aqui e ali completamente definidos pela finalidade que lhes cabe no esquema. Confirmá-lo, compondo-o eis sua razão de ser”.

ADORNO, W. Theodor, Max Horkheimer. Dialética do esclarecimento. Fragmentos filosóficos.
Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985, p. 118.

TEXTO II

“O hit sertanejo lançado em 2012, “Eu quero Tchu, Eu quero Tcha”, da dupla João Lucas e Marcelo usa de repetição dessa onomatopeia 224 vezes ao longo da canção que contém 1.084 palavras ao total. Outra música, do cantor solo Gustavo Lima, também merece destaque. A música “Balada- Tche Tcherere” tem repetição de 80 vezes em 1439 palavras. Já em “Bara Bere”, de Cristiano Araújo, 84 vezes há repetições em um todo de 428 palavras”.

ARAÚJO, Priscilla Millan Andrade.
Música na indústria cultural: um estudo de caso sobre o gênero Sertanejo Universitário.

XVIII Colóquio Internacional da Escola Latino-Americana de Comunicação e o I Fórum Brasileiro das Tendências da Pesquisa em Comunicação. São Paulo, UMESP, 2014, p. 11.

A partir dos pontos de vista expressos nos textos, infere-se que ambos expressam:

a) uma normatização que engloba uma produção crítica do fazer musical.

b) uma massificação da cultura por meio da valorização da crítica social.

c) uma mercantilização da música calculada para as novas demandas populares.

d) uma padronização dos gostos pela homogeneização dos valores.

e) uma desvalorização da harmonia musical usada pela diversidade cultural.


***



Globo Nordeste visita Museu de Bom Jardim - PE


2- ASSISTA O VÍDEO, tire suas conclusões e responda. Sobre arte e suas manifestações de mundo, o Museu de Bom Jardim:

a) Simboliza um espaço de resistência cultural do território local e regional

b) Reflete, ressoa, abriga  em seu acervo obras que representam diversas linguagens artísticas( pinturas, esculturas, fotografias, audiovisual, literatura), fruto da criação e expressão da construção social coletiva

c) Transmite alegria, reinvenção da realidade, despertar de emoções, sentido para compreensão de mundo

d) Espelha arte feita para encantar  múltiplos olhares, resguarda, valoriza o patrimônio, reforça a identidade cultural e o pertencimento comunitário

e) Todas as afirmações acima estão corretas.


3- Curta o Vídeo indicado:  https://www.youtube.com/watch?v=QYfWNH3gQUo  

Acesse o link e INCREVA-SE no Canal do Museu de Bom Jardim:

 https://www.youtube.com/channel/UCgjUdwnj9dI2BP56Yv0_90Q 

 


ATENÇÃO! Esta atividade vale até 4,0 pontos para quem responder as questões, acessar o link, curtir o vídeo indicado e se inscrever no canal Museu de Bom Jardim. A pontuação será acrescentada na sua nota no terceiro bimestre. Turmas indicadas: Todos os estudantes   3* ANO A, 3* ANO B, 3* ANO C e 3* ANO D.   Data para realização da tarefa 30/09/2022.  Como responder?  Resposta do 1*:    Resposta do  2*:     Como Fazer? Escreva sua resposta onde tem DIGITE UM COMENTÁRIO no final desta postagem. Faça sua conexão usando e-mail, caso necessário.

Comentários

  1. Emyly da Silva Ferreira dos Santos
    3°A
    1- d
    2- e

    ResponderExcluir
  2. Iara Adriana de Souza
    3° Ano D

    Resposta
    1- Letra (D)
    2- Letra (E)

    ResponderExcluir
  3. Suelãne dos Santos Silva
    3° Ano A
    1- d
    2- e

    ResponderExcluir
  4. Maria Madalena da Silva
    3° Ano B

    1- D
    2- E

    ResponderExcluir
  5. Vitória da Silva Vieira
    3 ano A
    1-D
    2-E

    ResponderExcluir
  6. Aluna: Andreia Adriana da Silva Oliveira 3 ano C
    1 (D)
    2 (E)

    ResponderExcluir
  7. Lais Fernanda de Melo
    3°ano B
    1- D
    2- E

    ResponderExcluir
  8. Maria Vitória de Souza Silva
    3⁰ B
    1- "D"
    2- "E"

    ResponderExcluir
  9. Mariana Aparecida Santana Vasconcelos
    3°C
    1(D)
    2 (E)

    ResponderExcluir
  10. Reginaldo dos Santos Menezes 3 "D"

    1-D
    2-E

    ResponderExcluir
  11. Gabrie antânio dos santos
    3 ano "A"
    1-D
    2-E

    ResponderExcluir
  12. Sabrina Vitória de Lima Melo, 3° ano C.
    1- D
    2-E

    ResponderExcluir
  13. Felipe Viana Dos Santos Cunha
    Série:3°B
    1- Letra D
    2-Letra E

    ResponderExcluir
  14. Halesse Silva da Cruz
    3° ano D
    1- Letra D
    2- Letra E

    ResponderExcluir
  15. Danilo da Silva Aquino
    3° ano C
    1- Letra (D)
    2- Letra (E)

    ResponderExcluir
  16. Manoela Dos Santos Falcão 3°ano "C"
    1°D 2°E

    ResponderExcluir
  17. Jândrieli Arruda da Silva (3°ano "D")
    1- letra D
    2- letra E

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Luiz fernandes farias dos santos
    3°ano B
    1-D
    2-E

    ResponderExcluir
  20. Selson Serafim de Moura dos Santos
    3° ano B
    1- Letra "D"
    2- Letra "E"

    ResponderExcluir
  21. Aluna: Stephanie da Silva Dohany
    Série: 3 ano D

    Respostas:

    1- letra D
    2- letra E

    ResponderExcluir
  22. Gabriel Antônio dos Santos Pinto
    3° ano B
    1: D
    2: E

    ResponderExcluir
  23. Jefferson da Silva lima
    3° ano C

    1: D
    2:E

    ResponderExcluir
  24. Ana Márcia Brito do Nascimento
    3° ano C
    1:D
    2:E

    ResponderExcluir
  25. Milena Gomes da Silva 3°Ano D
    1D
    2E

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

IDENTIDADE CULTURAL: Conheça o Museu de Bom Jardim - Semana Nacional de Museus 2021

FILOSOFIA - Filósofos Pré-Socráticos *

Cultura e Natureza: Dilemas Ético-socioambientais na Contemporaneidade