A Revolta da Chibata
A Revolta da Chibata foi uma agitação militar na Marinha do Brasil, ocorrida no Rio de Janeiro, de 22 a 27 de novembro de 1910.
A luta contra os castigos físicos, baixos salários e as péssimas condições de trabalho são as principais causas da revolta.
Na época, vale destacar que na Marinha do Brasil, os marinheiros eram principalmente os negros escravos recém libertos. Estes eram submetidos a uma árdua rotina de trabalho em troca de baixos salários.
Qualquer insatisfação era punível e a disciplina nos navios era mantida pelos oficiais por meio de castigos físicos, dos quais a “chibatada”, era a punição mais comum.
Apesar de ter sido abolida na maioria das forças armadas do mundo, os castigos físicos ainda era uma realidade no Brasil.
A insatisfação dos marujos cresceu depois que os oficiais receberam aumentos salariais, mas não os marinheiros
Histórias do Brasil - A Revolta da Chibata
Em novembro de 1910, o marinheiro João Cândido, conhecido como Almirante Negro, inicia uma rebelião pelo fim dos castigos corporais na Marinha. Publicado na internet em 29/11/2017.
REVOLTA DA CHIBATA - EDUARDO BUENO - YOUTUBE
Em mais um emocionante episódio de Não Vai Cair do ENEM, Eduardo Bueno fala sobre o Almirante Negro e a Revolta da Chibata, uma das revoltas mais libertárias e sombrias da história do Brasil.
TVE RS
Comentários
Postar um comentário