Planejamento História do 3º Ano 4º bimestre
Planejamento História do 3º Ano 1º bimestre
1- JUSTIFICATIVA
Atender às novas necessidades e transformações do Ensino Médio conforme orientações da BNCC e dos Parâmetros Curriculares do Estado de Pernambuco.
OBJETVOS /COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS
EA2 – Posicionar-se diante de acontecimentos da atualidade e acontecimentos de outros tempos históricos e espaços sociais, a
partir da interpretação das relações entre eles;
EA9 – Compreender as dimensões econômicas, sociais, políticas, culturais, ambientais e tecnológicas da Revolução Industrial do
século XVIII, os processos de industrialização ocorridos em várias regiões do mundo e as transformações, nas estruturas
produtivas do século XX e início do século XXI;
EA13 – Construir linhas do tempo e outras sínteses cronológicas, incluindo e relacionando, desde acontecimentos da história
pessoal, local até acontecimentos da história regional, nacional e mundial;
EA14 – Identificar e relacionar acontecimentos históricos de curta, média e longa duração, para compreender a dinâmica de
mudanças e permanências de relações políticas, econômicas, sociais e culturais, no transcorrer do tempo, em diferentes grupos
de vivência e espaços sociais;
EA17 – Estabelecer relação entre o passado e o presente, por meio da percepção de continuidades, transformações, diferenças
e semelhanças;
EA18 – Posicionar-se criticamente sobre os processos de transformações sociais, econômicas, políticas e culturais, no contexto
societário presente, identificando e comparando referenciais alternativos, que visem a erradicar formas de exclusão social em
nível local, regional, nacional e mundial;
EA19 – Compreender permanências e mudanças ocorridas nos jeitos de viver, conviver e trabalhar de grupos sociais de
diferentes contextos e tempos históricos, rompendo com anacronismos e com a noção de tempo linear
CONTEÚDO / EIXO TEMÁTICO
Contexto político, econômico, social e cultural do Brasil no século XIX
Contexto político, econômico, social e cultural mundial no século XIX
Imperialismo
Primeira Guerra Mundial.
Revolução de 1917.
Crise de 1929.
História da atualidade: Crise e Guerra da Rússia X Ucrânia
O Brasil atual.
* PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO
Planejamento História do 3º Ano 1º bimestre
* PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS
- Ensino presencial e /ou Híbrido
- Aula expositiva, Roda de diálogo, Debates
- Promover leituras, releituras, produção de conteúdos, resumos.
- Promover estudo apoiado no livro didático, realizar registro no caderno de atividades.
- Realizar pesquisa orientada, acessar sites, blogs, redes sociais, construir o diário da história.
- Proporcionar momentos para apresentação de seminários
- Estudar textos, fazer análise de vídeos, filmes e documentários.
- Realizar exercícios individuais e ou coletivos no caderno, em sala ou via plataforma digital.
- Debates em sala e/ou via diálogos em grupo de WhatsApp. Debate no Google Sala de Aula.
- Promover leituras de imagens, vídeos, músicas. Debate no Google Sala de Aula.
- Observação e leitura de charges, infográficos, vídeos, músicas, pintura, esculturas
- Pesquisa, Exercício e Debate no Google Sala de Aula.
- Estimular a criação de conteúdos no formato de vídeo, áudio, textos, fotografia.
- Orientar para o bom uso das plataformas digitais, sites, redes sociais
- Realizar projetos, excursões, cursos, etc.
* HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
(EM13CHS603) Analisar a formação de diferentes países, povos e nações e de suas experiências políticas e de exercício da cidadania, aplicando conceitos políticos básicos (Estado, poder, formas, sistemas e regimes de governo, soberania etc.)
(EM13CHS603HI19PE) Compreender os processos políticos de construção da cidadania que permearam a formação dos Estados Nacionais, em diferentes regiões do mundo, particularmente, a formação do Estado Nacional brasileiro, e as ações políticas, econômicas e culturais, que favoreceram a expansão territorial e a formação e dissolução dos impérios coloniais e modernos.
(EM13CHS202HI07PE) Conhecer as transformações técnicas, tecnológicas ocorridas ao longo da história da humanidade, seus impactos sociais, culturais, econômicos, ambientais e sua relação com as necessidades, interesses e ações de diferentes grupos sociais a fim de compreender as estruturas produtivas do século XX e início do século XXI.
(EM13CHS105) Identificar, contextualizar e criticar tipologias evolutivas (populações nômades e sedentárias, entre outras) e oposições dicotômicas (cidade/campo, cultura/natureza, civilizados/bárbaros, razão/emoção, material/virtual etc), explicitando suas ambiguidades.
(EM13CHS503HI15PE) Analisar e compreender as relações de dominação e resistência, evidenciando conflitos e negociações existentes entre diferentes grupos sociais, culturais, territoriais, religiosos, étnico-raciais, de gênero, de orientação sexual, de idade, comparando os diferentes contextos históricos.
(EM13CHS601HI17PE) Investigar as relações de poder, de conflito e de aproximação estabelecidas entre os diversos grupos sociais, culturais, étnico-raciais com destaque para a emergência de lutas etnogênicas no combate à exclusão e no fortalecimento de políticas inclusivas no contexto latino-americano dos povos indígenas e das populações afrodescendentes.
(EM13CHS605HI21PE) Compreender, tendo por fundamento as noções de fraternidade, igualdade e justiça, os direitos humanos, civis, políticos e sociais e as lutas por sua implementação como conquistas históricas de diferentes grupos, destacando as lutas por direitos no Brasil desde a proclamação da república até os dias atuais.
* ITINERÁRIO FORMATIVO
Laboratórios - Oficinas - Clubes - Observatórios - Incubadoras - Núcleos de estudos - Núcleos de criação artística , Produção de conteúdo para
postagem em plataforma digital, excursões para museus, atividades de campo.
Educação Interdimensional
Aprender a ser
Aprender a conviver
Aprender a fazer
Aprender a conhecer
*****************
Planejamento 2º BIMESTRE - HISTÓRIA 3º ANO
1- JUSTIFICATIVA
Atender às novas necessidades e transformações do Ensino Médio conforme orientações da BNCC e dos Parâmetros Curriculares do Estado de Pernambuco.
OBJETVOS /COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS
1- Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica.
2- Analisar a formação de territórios e fronteiras em diferentes tempos e espaços, mediante a compreensão das relações de poder que determinam as territorialidades e o papel geopolítico dos Estados-nações.
3- Analisar e avaliar criticamente as relações de diferentes grupos, povos e sociedades com a natureza (produção, distribuição e consumo) e seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à proposição de alternativas que respeitem e promovam a consciência, a ética socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional, nacional e global.
4- Analisar as relações de produção, capital e trabalho em diferentes territórios, contextos e culturas, discutindo o papel dessas relações na construção, consolidação e transformação das sociedades.
5- Identificar e combater as diversas formas de injustiça, preconceito e violência, adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando os Direitos Humanos.
6- Participar do debate público de forma crítica, respeitando diferentes posições e fazendo escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
CONTEÚDO EIXO TEMÁTICO
- Regimes totalitários.
- Política na História do Brasil: Comemoração dos 200 anos da Independência
- Brasil República
- Segunda Guerra Mundial.
- Guerra Fria.
- Guerra Fria (corrida armamentista e espacial).
- Terceira Revolução Industrial
- Independência das colônias africanas e asiáticas.
- Criação da ONU.
* PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO
- Ensino presencial e /ou Híbrido
- Aula expositiva, Roda de diálogo, Debates
- Promover leituras, releituras, produção de conteúdos, resumos.
- Promover estudo apoiado no livro didático, realizar registro no caderno de atividades.
- Realizar pesquisa orientada, acessar sites, blogs, redes sociais, construir o diário da história.
- Proporcionar momentos para apresentação de seminários
- Estudo de textos, análise de vídeos, filmes e documentários.
- Realizar exercícios individuais e ou coletivos no caderno, em sala ou via plataforma digital.
- Debates em sala e/ou via diálogos em grupo de WhatsApp. Debate no Google Sala de Aula.
- Promover leituras de imagens, vídeos, músicas. Debate no Google Sala de Aula.
- Observação e leitura de charges, infográficos, vídeos, músicas, pintura, esculturas
- Pesquisa, Exercício e Debate no Google Sala de Aula.
- Estimular a criação de conteúdos no formato de vídeo, áudio, textos, fotografia.
- Orientar para o bom uso das plataformas digitais, sites, redes sociais
- Realizar projetos, excursões, cursos, etc.
* PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS
- Participar das atividades propostas.
- Realizar atividades individuais e coletivas.
- Empreender ações e projetos integradores
- Criar conteúdos digitais: vídeos, fotos, produzir conteúdo para redes sociais
- Mobilizar esforços para atingir objetivos pedagógicos conforme proposição da BNCC
- Atitude, ativismo e protagonismo ambiental, social, político, cultural, econômico, humanitário e tecnológico.
- Aprender a ser, conviver, fazer e conhecer
- Desenvolver a oralidade, o espírito de liderança e ação protagonista, consciente.
* HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
(EM13CHS401) Identificar e analisar as relações entre sujeitos, grupos, classes sociais e sociedades com culturas distintas diante das transformações técnicas, tecnológicas e informacionais e das novas formas de trabalho ao longo do tempo, em diferentes espaços (urbanos e rurais) e contextos.
(EM13CHS105) Identificar, contextualizar e criticar tipologias evolutivas (populações nômades e sedentárias, entre outras) e oposições dicotômicas (cidade/campo, cultura/natureza, civilizados/bárbaros, razão/emoção, material/virtual etc), explicitando suas ambiguidades.
(EM13CHS105HI05PE) Compreender os processos históricos em suas especificidades e em sua dimensão relacional, desenvolvendo um senso crítico em relação às tipologias evolutivas (tais como civilização e barbárie, nomadismo e sedentarismo) bem como dicotomias políticas socialmente construídas (capitalismo e socialismo, direita e esquerda) objetivando reconhecer suas simplificações e ambivalências .
(EM13CHS306) Contextualizar, comparar e avaliar os impactos de diferentes modelos socioeconômicos no uso dos recursos naturais e na promoção da sustentabilidade econômica e socioambiental do planeta (como a adoção dos sistemas da agrobiodiversidade e agroflorestal por diferentes comunidades, entre outros).
(EM13CHS202) Analisar e avaliar os impactos das tecnologias na estruturação e nas dinâmicas de grupos, povos e sociedades contemporâneos (fluxos populacionais, financeiros, de mercadorias, de informações, de valores éticos e culturais etc), bem como suas interferências nas decisõe
* ITINERÁRIO FORMATIVO
Laboratórios - Oficinas - Clubes - Observatórios - Incubadoras - Núcleos de estudos - Núcleos de criação artística , Produção de conteúdo para
postagem em plataforma digital, excursões para museus, atividades de campo.
Educação Interdimensional
Aprender a ser
Aprender a conviver
Aprender a fazer
Aprender a conhecer
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Planejamento História do 3º Ano 3º bimestre
1- JUSTIFICATIVA
Atender às e transformações do Ensino Médio conforme orientações da BNCC, da Formação Geral Básica e dos Parâmetros Curriculares do Estado de Pernambuco.
OBJETVOS /COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS
1. Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica.
2. Analisar a formação de territórios e fronteiras em diferentes tempos e espaços, mediante a compreensão das relações de poder que determinam as territorialidades e o papel geopolítico dos Estados-nações.
3. Analisar e avaliar criticamente as relações de diferentes grupos, povos e sociedades com a natureza (produção, distribuição e consumo) e seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à proposição de alternativas que respeitem e promovam a consciência, a ética socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional, nacional e global.
4. Analisar as relações de produção, capital e trabalho em diferentes territórios, contextos e culturas, discutindo o papel dessas relações na construção, consolidação e transformação das sociedades.
5. Identificar e combater as diversas formas de injustiça, preconceito e violência, adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando os Direitos Humanos.
6. Participar do debate público de forma crítica, respeitando diferentes posições e fazendo escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
CONTEÚDO
Regimes ditatoriais e populistas na América Latina.
Era Vargas
Ditadura militar no Brasil.
Movimentos sociais e de redemocratização no Brasil (Anistia e Diretas Já).
Ditadura militar no Brasil.
Redemocratização no Brasil.
200 da Independência do Brasil
* PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO
- Ensino Presencial e/ou Híbrido
- Aula expositiva dialogada.
- Resumos, produção de conteúdos, audiovisual.
- Estudo com livro didático, registro no caderno de atividades.
- Pesquisa orientada, visitação a museus, sites, blogs, redes sociais, diário da história.
- Apresentação de seminário. Roda de diálogos.
- Estudo de textos, exibição de vídeos, teleaulas, documentários.
- Exercícios individuais e ou coletivos no caderno, ficha de exercício em sala ou via plataforma digital.
- Debates em sala e via grupo de WhatsApp.
- Observação e leitura de imagens, vídeos, músicas.
- Debate no Google Sala de Aula.
- Observação e leitura de charges, infográficos, músicas, pinturas, esculturas
* PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS
- Realizar múltiplas leituras e produções
- Realizar estudos, pesquisas, exposições, apresentação de seminários
- Participar diálogos, debates, resolver exercícios propostos
- Participação nas atividades propostas em plataformas digitais.
- Aplicar atividades individuais e coletivas.
- Participar de projetos integradores, excursões, projetos culturais
- Criar conteúdos no universo digital: vídeos, áudios
- Participar de eventos, avaliações internas e externas, ter bom comportamento social.
- Atitude, ativismo e protagonismo ambiental, social, político, cultural, econômico, humanitário e tecnológico
* HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
(EM13CHS602) Identificar e caracterizar a presença do paternalismo, do autoritarismo e do populismo na política, na sociedade e nas culturas brasileira e latino americana, em períodos ditatoriais e democráticos, relacionando-os com as formas de organização e de articulação das sociedades em defesa da autonomia, da liberdade, do diálogo e da promoção da democracia, da cidadania e dos direitos humanos na sociedade atual.
(EM13CHS602HI18PE) Identificar e contextualizar os processos de implantação das ditaduras na América Latina do século XX, com ênfase no Brasil e os movimentos sociais pela redemocratização dos EstadosNações latino-americanos e os impactos desses processos na vida dos seres humanos.
(EM13CHS101) Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais
(EM13CHS604HI20PE) Compreender o papel dos organismos internacionais e dos Estados-Nação, particularmente com o pós-guerra com o pós-guerra fria, analisando criticamente a atuação de agências reguladoras, como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e instituições financeiras como o Banco Mundial, além de órgãos como a ONU, a UNESCO, a OIT e os blocos político-econômicos e de ajuda militar.
(EM13CHS606HI22PE) Relacionar acontecimentos históricos de curta, média e longa duração, com base na análise de diferentes fontes, para compreender a dinâmica de mudanças e permanências de relações políticas, econômicas, sociais e culturais, no mundo contemporâneo, com foco no Brasil, de forma que se discuta e proponha mudanças a partir dos problemas identificados.
* ITINERÁRIO FORMATIVO
Aprender a ser
Aprender a conviver
Aprender a fazer
Aprender a Conhecer
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Planejamento História
44444444º UNIDADE - Planejamento História do 3º Ano 4º bimestre
I JUSTIFICATIVA
*- Atender às e transformações do Ensino Médio conforme orientações da BNCC, da Formação Geral Básica e dos Parâmetros Curriculares do Estado de Pernambuco.
*- OBJETVOS /COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS
1. Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica.
2. Analisar a formação de territórios e fronteiras em diferentes tempos e espaços, mediante a compreensão das relações de poder que determinam as territorialidades e o papel geopolítico dos Estados-nações.
3. Analisar e avaliar criticamente as relações de diferentes grupos, povos e sociedades com a natureza (produção, distribuição e consumo) e seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à proposição de alternativas que respeitem e promovam a consciência, a ética socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional, nacional e global.
4. Analisar as relações de produção, capital e trabalho em diferentes territórios, contextos e culturas, discutindo o papel dessas relações na construção, consolidação e transformação das sociedades.
5. Identificar e combater as diversas formas de injustiça, preconceito e violência, adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando os Direitos Humanos.
6. Participar do debate público de forma crítica, respeitando diferentes posições e fazendo escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
CONTEÚDO
* Regimes ditatoriais e populistas na América Latina
Ditadura militar no Brasil.
Redemocratização no Brasil.
Globalização
Revolução técnico científica(avanços na genética, robótica, informática, telecomunicações entre outros).
Dissolução da União Soviética
Nova Ordem Mundial, pautas ambientais e proteção do meio ambiente e os territórios tradicionais, Protocolo de Kyoto.
Crise Mundial e no Brasil da atualidade: Governos que ameaçam a democracia, conflitos no mundo, pandemia de coronavírus, política nacional e Internacional, governos da Nova República até Bolsonaro
* PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO
- Ensino Presencial e/ou Híbrido
- Aula expositiva dialogada.
- Resumos, produção de conteúdos, audiovisual.
- Estudo com livro didático, registro no caderno de atividades.
- Pesquisa orientada, visitação a museus, sites, blogs, redes sociais, diário da história.
- Apresentação de seminário. Roda de diálogos.
- Estudo de textos, exibição de vídeos, teleaulas, documentários.
- Exercícios individuais e ou coletivos no caderno, ficha de exercício em sala ou via plataforma digital.
- Debates em sala e via grupo de WhatsApp.
- Observação e leitura de imagens, vídeos, músicas.
- Debate no Google Sala de Aula
- Observação e leitura de charges, infográficos, músicas, pinturas, esculturas
* PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS
- Realizar múltiplas leituras e produções
- Realizar estudos, pesquisas, exposições, apresentação de seminários
- Participar diálogos, debates, resolver exercícios propostos
- Participação nas atividades propostas em plataformas digitais.
- Aplicar atividades individuais e coletivas.
- Participar de projetos integradores, eventos comemorativos, festivos, excursões, projetos culturais
- Criar conteúdos no universo digital: vídeos, áudios
- Participar de eventos, avaliações internas e externas, ter bom comportamento social.
- Atitude, ativismo e protagonismo ambiental, social, político, cultural, econômico, humanitário e tecnológico.
* HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
(EM13CHS401HI10PE) Compreender relações sociais entre múltiplos sujeitos históricos como elementos primordiais das transformações relacionadas aos meios de produção e organização social do trabalho, para apropriação das mudanças e permanências ao longo do tempo e os processos históricos que as desencadearam.
(EM13CHS401) Identificar e analisar as relações entre sujeitos, grupos, classes sociais e sociedades com culturas distintas diante das transformações técnicas, tecnológicas e informacionais e das novas formas de trabalho ao longo do tempo, em diferentes espaços (urbanos e rurais) e contextos.
(EM13CHS401AHI11PE) Identificar diferentes formas de trabalho, extração, produção e trocas de mercadorias ao longo da história, com o foco na história do Brasil, sobretudo a partir do século XIX, para o reconhecimento de diferenças, transformações e permanências nas relações natureza, terra e trabalho.
(EM13CHS403) Caracterizar e analisar os impactos das transformações tecnológicas nas relações sociais e de trabalho próprias da contemporaneidade, promovendo ações voltadas à superação das desigualdades sociais, da opressão e da violação dos Direitos Humanos..
(EM13CHS403HI12PE) Analisar relações sociais específicas de cada forma de produção e organização social do trabalho, em diversos tempos históricos e espaços sociais, particularmente no território brasileiro, desde a escravização de ameríndios e africanos no Brasil até as novas relações de trabalho.
(EM13CHS503) Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combate-las, com base em argumentos éticos.
(EM13CHS503HI15PE) Analisar e compreender as relações de dominação e resistência, evidenciando conflitos e negociações existentes entre diferentes grupos sociais, culturais, territoriais, religiosos, étnico raciais, de gênero, de orientação sexual, de idade, comparando os diferentes contextos históricos
(EM13CHS601) Identificar e analisar as demandas e os protagonismos políticos, sociais e culturais dos povos indígenas e das populações afrodescendentes (incluindo as quilombolas) no Brasil contemporâneo considerando a história das Américas e o contexto de exclusão e inclusão precária desses grupos na ordem social e econômica atual, promovendo ações para a redução das desigualdades étnico-raciais no país.
* ITINERÁRIO FORMATIVO
Laboratórios - Oficinas - Clubes - Observatórios - Incubadoras - Núcleos de estudos - Núcleos de criação artística , Produção de conteúdo para
postagem em plataforma digital, excursões para museus, atividades de campo.
Educação Interdimensional
Aprender a ser
Aprender a conviver
Aprender a fazer
Aprender a conhecer
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