Planejamento Filosofia 3º Ano do 1º, 2º, 3º e 4º bimestre ERH *

 

PRIMEIRO BIMESTRE


JUSTIFICATIVA


Atender às novas necessidades e transformações  do Ensino Médio conforme orientações da BNCC e dos Parâmetros Curriculares do Estado de Pernambuco.


OBJETIVOS COMPETÊNCIA


(EM13CHS601) Identificar e analisar as demandas e os protagonismos políticos, sociais e culturais dos povos indígenas e das populações afrodescendentes (incluindo as quilombolas) no Brasil contemporâneo considerando a história das Américas e o contexto de exclusão e inclusão precária desses grupos na ordem social e econômica atual, promovendo ações para a redução das desigualdades étnico-raciais no país.


(EM13CHS601FI21PE) Reconhecer a importância do papel da cultura na formação de valores e suas implicações nos processos sociais como norteadores da dinâmica de inclusão/exclusão social.


(EM13CHS101) Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.


(EM13CHS101FI01PE) Analisar de modo crítico, textos escritos e imagens de diferentes estruturas, fazendo articulação com as correntes filosóficas e considerando suas relações com o contexto sócio- político, econômico e religioso contemporâneo.


(EM13CHS603) Analisar a formação de diferentes países, povos e nações e de suas experiências políticas e de exercício da cidadania, aplicando conceitos políticos básicos (Estado, poder, formas, sistemas e regimes de governo, soberania etc).


(EM13CHS603FI23PE) Compreender de modo crítico a relação entre cidadania, democracia e poder político e suas implicações nos processos


que legitimam os sistemas de organização política, tendo em vista a promoção do Estado Democrático de Direito.


(EM13CHS306FI13PE) Identificar textos filosóficos sobre a importância no papel da ciência e da tecnologia nos diferentes processos econômicos e sua influência no mundo contemporâneo.


(EM13CHS306) Contextualizar, comparar e avaliar os impactos de diferentes modelos socioeconômicos no uso dos recursos naturais e na promoção da sustentabilidade econômica e socioambiental do planeta.


CONTEÚDOS/ EIXO TEMÁTICO


Origem e  utilidade filosófica 


Filosofia e os outros tipos de conhecimento


Cotidiano: mídia e alienação


O papel do mito no mundo contemporâneo


Filosofia da Cultura: natureza e cultura


Arte e suas diversas linguagens


Multiculturalidade e Diversidade Cultural


Cidadania, Política e Poder 


Os filósofos cujo pensamento trata dos temas abordados nesse bimestre


PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO

- Ensino Presencial e/ou  Híbrido

- Aula expositiva dialogada.

- Resumos, produção de conteúdos, audiovisual.

- Estudo com livro didático, registro no caderno de atividades.

- Pesquisa orientada, visitação a museus, sites, blogs, redes sociais, diário da história.

- Apresentação de seminário. Roda de diálogos.

- Estudo de textos,  exibição de vídeos, teleaulas, documentários.

- Exercícios individuais e ou coletivos no caderno, ficha de exercício em sala ou via plataforma digital.

- Debates em sala e via grupo de WhatsApp.

- Observação e leitura de imagens, vídeos, músicas.


PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS / ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO


- Realizar múltiplas leituras e produções

- Participar diálogos, debates, resolver exercícios propostos

- Participação nas atividades propostas em plataformas digitais.

- Aplicar atividades individuais e coletivas.

- Participar de projetos integradores, excursões, projetos culturais

- Criar conteúdos no universo  digital: vídeos, áudios

- Participar de eventos, avaliações internas e externas,  ter bom comportamento social. 

- Atitude, ativismo e protagonismo ambiental, social, político, cultural, econômico, humanitário e  tecnológico




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SEGUNDO BIMESTRE


JUSTIFICATIVA


Atender às necessidades e transformações  do Ensino Médio conforme orientações da BNCC e dos Parâmetros Curriculares do Estado de Pernambuco.


OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS


(EM13CHS101) Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais. 


(EM13CHS601) Identificar e analisar as demandas e os protagonismos políticos, sociais e culturais dos povos indígenas e das populações afrodescendentes (incluindo as quilombolas) no Brasil contemporâneo considerando a história das Américas e o contexto de exclusão e inclusão precária desses grupos na ordem social e econômica atual, promovendo ações para a redução das desigualdades étnico-raciais no país.

  

(EM13CHS301FI08PE) Analisar criticamente os principais valores da sociedade de consumo e seus impactos na política, sociedade e economia do mundo contemporâneo. 

  

(EM13CHS303FI10PE) Compreender o conceito de cultura, analisando de modo filosófico o papel da Indústria Cultural, identificando as suas principais repercussões éticas, políticas, ideológicas e estéticas na sociedade contemporânea. 

  

(EM13CHS303) Debater e avaliar o papel da indústria cultural e das culturas de massa no estímulo ao consumismo, seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à percepção crítica das necessidades criadas pelo consumo e à adoção de hábitos sustentáveis.  

 

(EM13CHS502FI18PE) Problematizar, de modo reflexivo, a construção das dimensões éticas do sujeito na contemporaneidade, tendo em vista a promoção dos Direitos Humanos.

  

(EM13CHS403) Caracterizar e analisar os impactos das transformações tecnológicas nas relações sociais e de trabalho próprias da contemporaneidade, promovendo ações voltadas à superação das desigualdades sociais, da opressão e da violação dos Direitos Humanos.

  

(EM13CHS601FI21PE) Reconhecer a importância do papel da cultura na formação de valores e suas implicações nos processos sociais como

norteadores da dinâmica de inclusão/exclusão social.


CONTEÚDOS / EIXO TEMÁTICO


Política  e Cidadania: A importância do Poder Legislativo para o exercício da Cidadania

Elementos da ação ética: consciência e responsabilidade

Valores e Liberdade

Juventudes, Educação e Sonhos

Relações Sociais e Cidadania: Identidade, autonomia, ancestralidade, sonhos e o desafio das desigualdades sociais

Ética: Identidade e Alteridade

Filosofia da Cultura: Natureza e Cultura

Arte e suas diversas linguagens: multiculturalidade, multiculturalismo e Patrimônio

Ética, democracia e Cidadania: Dilemas-Ético-políticos na Contemporaneidade. 

Mídias, Sociedade e Cidadania.


PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO


- Ensino Presencial e/ou  Híbrido

- Aula expositiva dialogada.

- Resumos, produção de conteúdos, audiovisual.

- Estudo com livro didático, registro no caderno de atividades.

- Pesquisa orientada, visitação a museus, sites, blogs, redes sociais, diário da história.

- Apresentação de seminário. Roda de diálogos.

- Estudo de textos,  exibição de vídeos, teleaulas, documentários.

- Exercícios individuais e ou coletivos no caderno, ficha de exercício em sala ou via plataforma digital.

- Debates em sala e via grupo de WhatsApp.

- Observação e leitura de imagens, vídeos, músicas.

- Debate no Google Sala de Aula.

- Observação e leitura de charges, infográficos, músicas, pinturas, esculturas.


PROCEDIMENTO AVALIATIVOS / ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO


- Realizar múltiplas leituras e produções

- Participar diálogos, debates, resolver exercícios propostos

- Participação nas atividades propostas em plataformas digitais.

- Aplicar atividades individuais e coletivas.

- Participar de projetos integradores, excursões, projetos culturais

- Criar conteúdos no universo  digital: vídeos, áudios

- Participar de eventos, avaliações internas e externas,  ter bom comportamento social. 

- Atitude, ativismo e protagonismo ambiental, social, político, cultural, econômico, humanitário e  tecnológico




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TERCEIRO BIMESTRE


JUSTIFICATIVA


Atender às  e transformações  do Ensino Médio conforme orientações da BNCC e dos Parâmetros Curriculares do Estado de Pernambuco.


OBJETIVO COMPETÊNCIA


Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir de procedimentos epistemológicos e científicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente com relação a esses processos e às possíveis relações entre eles. C1


(EM13CHS103FI03PE) Compreender e articular conhecimentos filosóficos de diferentes linguagens, estruturas/conteúdos e modos discursivos, associando-os às possíveis soluções para situações-problema da sociedade contemporânea.


(EM13CHS404FI16PE) Compreender através de análise crítica a importância da ciência e da tecnologia e seus impactos na nova organização do mundo do trabalho na atualidade.  


*Reconhecer e combater as diversas formas de desigualdade e violência, adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando os Direitos Humanos. C5


(EM13CHS501FI17PE) Analisar os conceitos de Diversidade, Identidade e Alteridade identificando suas relações com elementos constitutivos do campo ético, tais como Liberdade, Autonomia e Responsabilidade, tendo como referências as correntes filosóficas da Idade Moderna e Contemporânea.


*Analisar as relações de produção, capital e trabalho em diferentes territórios, contextos e culturas, discutindo o papel dessas relações na construção, consolidação e transformação das sociedades. C4


(EM13CHS404FI16PE) Compreender através de análise crítica a importância da ciência e da tecnologia e seus impactos na nova organização do mundo do trabalho na atualidade.


* Participar coletivamente, do debate público de forma consciente e qualificada, respeitando diferentes posições, com vistas a possibilitar escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. C6


(EM13CHS603FI23PE) Compreender de modo crítico a relação entre cidadania, democracia e poder político e suas implicações nos processos que legitimam os sistemas de organização política, tendo em vista a promoção do Estado Democrático de Direito.


CONTEÚDO

* Eixo Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade 


- Ciências  e tecnologia hoje


- Bioética


* Eixo Democracia e Liberdade


- Estado, Sistemas de Governo e finalidades da vida política: Democracia plena


- Cidadania, Democracia e Liberdade: o Bicentenário da Independência do Brasil


* Eixo Linguagem Filosófica


- Seminários sobre  biografia, vida, pensamento e legado dos filósofos sobre os temas abordados em sua construção filosófica


* Eixo Relações Sociais e Cidadania: 


- O público e o privado


- A questão da liberdade


- Sociedade, povo e democracia


- Ideologia, comunicação e poder


PROCEDIMENTO METODOLÓGICO


Ensino Presencial e/ou  Híbrido

- Aula expositiva dialogada.

- Resumos, produção de conteúdos, audiovisual.

- Estudo com livro didático, registro no caderno de atividades.

- Pesquisa orientada, visitação a museus, sites, blogs, redes sociais, diário da história.

- Apresentação de seminário. Roda de diálogos.

- Estudo de textos,  exibição de vídeos, teleaulas, documentários.

- Exercícios individuais e ou coletivos no caderno, ficha de exercício em sala ou via plataforma digital.

- Debates em sala e via grupo de WhatsApp.

- Observação e leitura de imagens, vídeos, músicas.

- Debate no Google Sala de Aula.- Observação e leitura de charges, infográficos, músicas, pinturas, esculturas.


PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS


- Participar diálogos, debates, resolver exercícios propostos


- Participação nas atividades propostas em plataformas digitais.


- Aplicar atividades individuais e coletivas.


- Participar de projetos integradores, excursões, projetos culturais


- Criar conteúdos no universo  digital: vídeos, áudios


- Participar de eventos, avaliações internas e externas,  ter bom comportamento social. 


- Atitude, ativismo e protagonismo ambiental, social, político, cultural, econômico, humanitário e  tecnológico



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QUARTO BIMESTRE

JUSTUFICATIVA


Atender às novas necessidades e transformações  do Ensino Médio conforme orientações da BNCC e dos Parâmetros Curriculares do Estado de Pernambuco.



OBJETIVOS E COMPETÊNCIAS


1. Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica. 


2.  Analisar a formação de territórios e fronteiras em diferentes tempos e espaços, mediante a compreensão das relações de poder que determinam as territorialidades e o papel geopolítico dos Estados-nações.


3. Analisar e avaliar criticamente as relações de diferentes grupos, povos e sociedades com a natureza (produção, distribuição e consumo) e seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à proposição de alternativas que respeitem e promovam a consciência, a ética socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional, nacional e global. 


4. Analisar as relações de produção, capital e trabalho em diferentes territórios, contextos e culturas, discutindo o papel dessas relações na construção, consolidação e transformação das sociedades. 


5. Identificar e combater as diversas formas de injustiça, preconceito e violência, adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando os Direitos Humanos. 


6. Participar do debate público de forma crítica, respeitando diferentes posições e fazendo escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.


CONTEÚDOS / EIXO TEMÁTICO

Constituição, cidadania, povo e democracia: Direitos Sociais nas Constituições do Brasil


Características do Mundo Contemporâneo x Vida com qualidade


Mundo tecnológico, ideologias, possibilidades X humanidade


Os meios de comunicação e o desenvolvimento do mundo social


Relação homem-natureza: desafios, limites e perspectivas


Mídias Digitais e Produção de Verdades (Fake News).


Cultura, Consumo, Sustentabilidade, Desafios futuros


PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO

- Ensino Presencial e/ou  Híbrido


- Aula expositiva dialogada.


- Resumos, produção de conteúdos, audiovisual.


- Estudo com livro didático, registro no caderno de atividades.


- Pesquisa orientada, visitação a museus, sites, blogs, redes sociais, diário da história.


- Apresentação de seminário. Roda de diálogos.


- Estudo de textos,  exibição de vídeos, teleaulas, documentários.


- Exercícios individuais e ou coletivos no caderno, ficha de exercício em sala ou via plataforma digital.


- Debates em sala e via grupo de WhatsApp.


- Observação e leitura de imagens, vídeos, músicas.


- Debate no Google Sala de Aula


- Observação e leitura de charges, infográficos, músicas, pinturas, esculturas.


PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS

- Realizar múltiplas leituras e produções


- Participar diálogos, debates, resolver exercícios propostos


- Participação nas atividades propostas em plataformas digitais.


- Aplicar atividades individuais e coletivas.


- Participar de projetos integradores, excursões, projetos culturais


- Criar conteúdos no universo  digital: vídeos, áudios


- Participar de eventos, avaliações internas e externas,  ter bom comportamento social. 


- Atitude, ativismo e protagonismo ambiental, social, político, cultural, econômico, humanitário e  tecnológico

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