Planejamento Filosofia 3º Ano do 1º, 2º, 3º e 4º bimestre ERH *
PRIMEIRO BIMESTRE
JUSTIFICATIVA
Atender às novas necessidades e transformações do Ensino Médio conforme orientações da BNCC e dos Parâmetros Curriculares do Estado de Pernambuco.
OBJETIVOS COMPETÊNCIA
(EM13CHS601) Identificar e analisar as demandas e os protagonismos políticos, sociais e culturais dos povos indígenas e das populações afrodescendentes (incluindo as quilombolas) no Brasil contemporâneo considerando a história das Américas e o contexto de exclusão e inclusão precária desses grupos na ordem social e econômica atual, promovendo ações para a redução das desigualdades étnico-raciais no país.
(EM13CHS601FI21PE) Reconhecer a importância do papel da cultura na formação de valores e suas implicações nos processos sociais como norteadores da dinâmica de inclusão/exclusão social.
(EM13CHS101) Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
(EM13CHS101FI01PE) Analisar de modo crítico, textos escritos e imagens de diferentes estruturas, fazendo articulação com as correntes filosóficas e considerando suas relações com o contexto sócio- político, econômico e religioso contemporâneo.
(EM13CHS603) Analisar a formação de diferentes países, povos e nações e de suas experiências políticas e de exercício da cidadania, aplicando conceitos políticos básicos (Estado, poder, formas, sistemas e regimes de governo, soberania etc).
(EM13CHS603FI23PE) Compreender de modo crítico a relação entre cidadania, democracia e poder político e suas implicações nos processos
que legitimam os sistemas de organização política, tendo em vista a promoção do Estado Democrático de Direito.
(EM13CHS306FI13PE) Identificar textos filosóficos sobre a importância no papel da ciência e da tecnologia nos diferentes processos econômicos e sua influência no mundo contemporâneo.
(EM13CHS306) Contextualizar, comparar e avaliar os impactos de diferentes modelos socioeconômicos no uso dos recursos naturais e na promoção da sustentabilidade econômica e socioambiental do planeta.
CONTEÚDOS/ EIXO TEMÁTICO
Origem e utilidade filosófica
Filosofia e os outros tipos de conhecimento
Cotidiano: mídia e alienação
O papel do mito no mundo contemporâneo
Filosofia da Cultura: natureza e cultura
Arte e suas diversas linguagens
Multiculturalidade e Diversidade Cultural
Cidadania, Política e Poder
Os filósofos cujo pensamento trata dos temas abordados nesse bimestre
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO
- Ensino Presencial e/ou Híbrido
- Aula expositiva dialogada.
- Resumos, produção de conteúdos, audiovisual.
- Estudo com livro didático, registro no caderno de atividades.
- Pesquisa orientada, visitação a museus, sites, blogs, redes sociais, diário da história.
- Apresentação de seminário. Roda de diálogos.
- Estudo de textos, exibição de vídeos, teleaulas, documentários.
- Exercícios individuais e ou coletivos no caderno, ficha de exercício em sala ou via plataforma digital.
- Debates em sala e via grupo de WhatsApp.
- Observação e leitura de imagens, vídeos, músicas.
PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS / ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO
- Realizar múltiplas leituras e produções
- Participar diálogos, debates, resolver exercícios propostos
- Participação nas atividades propostas em plataformas digitais.
- Aplicar atividades individuais e coletivas.
- Participar de projetos integradores, excursões, projetos culturais
- Criar conteúdos no universo digital: vídeos, áudios
- Participar de eventos, avaliações internas e externas, ter bom comportamento social.
- Atitude, ativismo e protagonismo ambiental, social, político, cultural, econômico, humanitário e tecnológico
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SEGUNDO BIMESTRE
JUSTIFICATIVA
Atender às necessidades e transformações do Ensino Médio conforme orientações da BNCC e dos Parâmetros Curriculares do Estado de Pernambuco.
OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
(EM13CHS101) Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
(EM13CHS601) Identificar e analisar as demandas e os protagonismos políticos, sociais e culturais dos povos indígenas e das populações afrodescendentes (incluindo as quilombolas) no Brasil contemporâneo considerando a história das Américas e o contexto de exclusão e inclusão precária desses grupos na ordem social e econômica atual, promovendo ações para a redução das desigualdades étnico-raciais no país.
(EM13CHS301FI08PE) Analisar criticamente os principais valores da sociedade de consumo e seus impactos na política, sociedade e economia do mundo contemporâneo.
(EM13CHS303FI10PE) Compreender o conceito de cultura, analisando de modo filosófico o papel da Indústria Cultural, identificando as suas principais repercussões éticas, políticas, ideológicas e estéticas na sociedade contemporânea.
(EM13CHS303) Debater e avaliar o papel da indústria cultural e das culturas de massa no estímulo ao consumismo, seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à percepção crítica das necessidades criadas pelo consumo e à adoção de hábitos sustentáveis.
(EM13CHS502FI18PE) Problematizar, de modo reflexivo, a construção das dimensões éticas do sujeito na contemporaneidade, tendo em vista a promoção dos Direitos Humanos.
(EM13CHS403) Caracterizar e analisar os impactos das transformações tecnológicas nas relações sociais e de trabalho próprias da contemporaneidade, promovendo ações voltadas à superação das desigualdades sociais, da opressão e da violação dos Direitos Humanos.
(EM13CHS601FI21PE) Reconhecer a importância do papel da cultura na formação de valores e suas implicações nos processos sociais como
norteadores da dinâmica de inclusão/exclusão social.
CONTEÚDOS / EIXO TEMÁTICO
Política e Cidadania: A importância do Poder Legislativo para o exercício da Cidadania
Elementos da ação ética: consciência e responsabilidade
Valores e Liberdade
Juventudes, Educação e Sonhos
Relações Sociais e Cidadania: Identidade, autonomia, ancestralidade, sonhos e o desafio das desigualdades sociais
Ética: Identidade e Alteridade
Filosofia da Cultura: Natureza e Cultura
Arte e suas diversas linguagens: multiculturalidade, multiculturalismo e Patrimônio
Ética, democracia e Cidadania: Dilemas-Ético-políticos na Contemporaneidade.
Mídias, Sociedade e Cidadania.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO
- Ensino Presencial e/ou Híbrido
- Aula expositiva dialogada.
- Resumos, produção de conteúdos, audiovisual.
- Estudo com livro didático, registro no caderno de atividades.
- Pesquisa orientada, visitação a museus, sites, blogs, redes sociais, diário da história.
- Apresentação de seminário. Roda de diálogos.
- Estudo de textos, exibição de vídeos, teleaulas, documentários.
- Exercícios individuais e ou coletivos no caderno, ficha de exercício em sala ou via plataforma digital.
- Debates em sala e via grupo de WhatsApp.
- Observação e leitura de imagens, vídeos, músicas.
- Debate no Google Sala de Aula.
- Observação e leitura de charges, infográficos, músicas, pinturas, esculturas.
PROCEDIMENTO AVALIATIVOS / ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO
- Realizar múltiplas leituras e produções
- Participar diálogos, debates, resolver exercícios propostos
- Participação nas atividades propostas em plataformas digitais.
- Aplicar atividades individuais e coletivas.
- Participar de projetos integradores, excursões, projetos culturais
- Criar conteúdos no universo digital: vídeos, áudios
- Participar de eventos, avaliações internas e externas, ter bom comportamento social.
- Atitude, ativismo e protagonismo ambiental, social, político, cultural, econômico, humanitário e tecnológico
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TERCEIRO BIMESTRE
JUSTIFICATIVA
Atender às e transformações do Ensino Médio conforme orientações da BNCC e dos Parâmetros Curriculares do Estado de Pernambuco.
OBJETIVO COMPETÊNCIA
Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir de procedimentos epistemológicos e científicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente com relação a esses processos e às possíveis relações entre eles. C1
(EM13CHS103FI03PE) Compreender e articular conhecimentos filosóficos de diferentes linguagens, estruturas/conteúdos e modos discursivos, associando-os às possíveis soluções para situações-problema da sociedade contemporânea.
(EM13CHS404FI16PE) Compreender através de análise crítica a importância da ciência e da tecnologia e seus impactos na nova organização do mundo do trabalho na atualidade.
*Reconhecer e combater as diversas formas de desigualdade e violência, adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando os Direitos Humanos. C5
(EM13CHS501FI17PE) Analisar os conceitos de Diversidade, Identidade e Alteridade identificando suas relações com elementos constitutivos do campo ético, tais como Liberdade, Autonomia e Responsabilidade, tendo como referências as correntes filosóficas da Idade Moderna e Contemporânea.
*Analisar as relações de produção, capital e trabalho em diferentes territórios, contextos e culturas, discutindo o papel dessas relações na construção, consolidação e transformação das sociedades. C4
(EM13CHS404FI16PE) Compreender através de análise crítica a importância da ciência e da tecnologia e seus impactos na nova organização do mundo do trabalho na atualidade.
* Participar coletivamente, do debate público de forma consciente e qualificada, respeitando diferentes posições, com vistas a possibilitar escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. C6
(EM13CHS603FI23PE) Compreender de modo crítico a relação entre cidadania, democracia e poder político e suas implicações nos processos que legitimam os sistemas de organização política, tendo em vista a promoção do Estado Democrático de Direito.
CONTEÚDO
* Eixo Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade
- Ciências e tecnologia hoje
- Bioética
* Eixo Democracia e Liberdade
- Estado, Sistemas de Governo e finalidades da vida política: Democracia plena
- Cidadania, Democracia e Liberdade: o Bicentenário da Independência do Brasil
* Eixo Linguagem Filosófica
- Seminários sobre biografia, vida, pensamento e legado dos filósofos sobre os temas abordados em sua construção filosófica
* Eixo Relações Sociais e Cidadania:
- O público e o privado
- A questão da liberdade
- Sociedade, povo e democracia
- Ideologia, comunicação e poder
PROCEDIMENTO METODOLÓGICO
Ensino Presencial e/ou Híbrido
- Aula expositiva dialogada.
- Resumos, produção de conteúdos, audiovisual.
- Estudo com livro didático, registro no caderno de atividades.
- Pesquisa orientada, visitação a museus, sites, blogs, redes sociais, diário da história.
- Apresentação de seminário. Roda de diálogos.
- Estudo de textos, exibição de vídeos, teleaulas, documentários.
- Exercícios individuais e ou coletivos no caderno, ficha de exercício em sala ou via plataforma digital.
- Debates em sala e via grupo de WhatsApp.
- Observação e leitura de imagens, vídeos, músicas.
- Debate no Google Sala de Aula.- Observação e leitura de charges, infográficos, músicas, pinturas, esculturas.
PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS
- Participar diálogos, debates, resolver exercícios propostos
- Participação nas atividades propostas em plataformas digitais.
- Aplicar atividades individuais e coletivas.
- Participar de projetos integradores, excursões, projetos culturais
- Criar conteúdos no universo digital: vídeos, áudios
- Participar de eventos, avaliações internas e externas, ter bom comportamento social.
- Atitude, ativismo e protagonismo ambiental, social, político, cultural, econômico, humanitário e tecnológico
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QUARTO BIMESTRE
JUSTUFICATIVA
Atender às novas necessidades e transformações do Ensino Médio conforme orientações da BNCC e dos Parâmetros Curriculares do Estado de Pernambuco.
OBJETIVOS E COMPETÊNCIAS
1. Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica.
2. Analisar a formação de territórios e fronteiras em diferentes tempos e espaços, mediante a compreensão das relações de poder que determinam as territorialidades e o papel geopolítico dos Estados-nações.
3. Analisar e avaliar criticamente as relações de diferentes grupos, povos e sociedades com a natureza (produção, distribuição e consumo) e seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à proposição de alternativas que respeitem e promovam a consciência, a ética socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional, nacional e global.
4. Analisar as relações de produção, capital e trabalho em diferentes territórios, contextos e culturas, discutindo o papel dessas relações na construção, consolidação e transformação das sociedades.
5. Identificar e combater as diversas formas de injustiça, preconceito e violência, adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando os Direitos Humanos.
6. Participar do debate público de forma crítica, respeitando diferentes posições e fazendo escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
CONTEÚDOS / EIXO TEMÁTICO
Constituição, cidadania, povo e democracia: Direitos Sociais nas Constituições do Brasil
Características do Mundo Contemporâneo x Vida com qualidade
Mundo tecnológico, ideologias, possibilidades X humanidade
Os meios de comunicação e o desenvolvimento do mundo social
Relação homem-natureza: desafios, limites e perspectivas
Mídias Digitais e Produção de Verdades (Fake News).
Cultura, Consumo, Sustentabilidade, Desafios futuros
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO
- Ensino Presencial e/ou Híbrido
- Aula expositiva dialogada.
- Resumos, produção de conteúdos, audiovisual.
- Estudo com livro didático, registro no caderno de atividades.
- Pesquisa orientada, visitação a museus, sites, blogs, redes sociais, diário da história.
- Apresentação de seminário. Roda de diálogos.
- Estudo de textos, exibição de vídeos, teleaulas, documentários.
- Exercícios individuais e ou coletivos no caderno, ficha de exercício em sala ou via plataforma digital.
- Debates em sala e via grupo de WhatsApp.
- Observação e leitura de imagens, vídeos, músicas.
- Debate no Google Sala de Aula
- Observação e leitura de charges, infográficos, músicas, pinturas, esculturas.
PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS
- Realizar múltiplas leituras e produções
- Participar diálogos, debates, resolver exercícios propostos
- Participação nas atividades propostas em plataformas digitais.
- Aplicar atividades individuais e coletivas.
- Participar de projetos integradores, excursões, projetos culturais
- Criar conteúdos no universo digital: vídeos, áudios
- Participar de eventos, avaliações internas e externas, ter bom comportamento social.
- Atitude, ativismo e protagonismo ambiental, social, político, cultural, econômico, humanitário e tecnológico
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