Planejamento filosofia 2º Ano 1º, 2º , 3º, 4º bimestre ERH *

 

PRIMEIRO BIMESTRE


 1- Justificativa


Atender às novas necessidades e transformações  do Ensino Médio conforme orientações da BNCC e dos Parâmetros Curriculares do Estado de Pernambuco.


2- Objetivos / Competências a serem desenvolvidas


(EM13CHS101) Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.

(EM13CHS101FI01PE) Analisar de modo crítico, textos escritos e imagens de diferentes estruturas, fazendo articulação com as correntes filosóficas e considerando suas relações com o contexto sócio- político, econômico e religioso contemporâneo.

(EM13CHS603) Analisar a formação de diferentes países, povos e nações e de suas experiências políticas e de exercício da cidadania, aplicando conceitos políticos básicos (Estado, poder, formas, sistemas e regimes de governo, soberania etc).

(EM13CHS603FI23PE) Compreender de modo crítico a relação entre cidadania, democracia e poder político e suas implicações nos processos

que legitimam os sistemas de organização política, tendo em vista a promoção do Estado Democrático de Direito.

(EM13CHS306FI13PE) Identificar textos filosóficos sobre a importância no papel da ciência e da tecnologia nos diferentes processos econômicos e sua influência no mundo contemporâneo.

(EM13CHS306) Contextualizar, comparar e avaliar os impactos de diferentes modelos socioeconômicos no uso dos recursos naturais e na promoção da sustentabilidade econômica e socioambiental do planeta.


3- Conteúdos / Eixos Temáticos


Linguagem Filosófica 

A origem da filosofia

O que é filosofia

A utilidade filosófica

Os Pré-Socráticos e a Filosofia da natureza

Filosofia Grega: Sócrates, Platão e Aristóteles

A experiência da condição humana

Teoria da Ação Comunicativa (Habermas) 

Marx, Nietzsche e Habermas: concepções de mundo

Cidadania, Política e Poder


4- Procedimentos Metodológicos

- Ensino Presencial e/ou  Híbrido
- Aula expositiva dialogada.
- Resumos, produção de conteúdos, audiovisual.
- Estudo com livro didático, registro no caderno de atividades.
- Pesquisa orientada, visitação a museus, sites, blogs, redes sociais, diário da história.
- Apresentação de seminário. Roda de diálogos.
- Estudo de textos,  exibição de vídeos, teleaulas, documentários.
- Exercícios individuais e ou coletivos no caderno, ficha de exercício em sala ou via plataforma digital.
- Debates em sala e via grupo de WhatsApp.
- Observação e leitura de imagens, vídeos, músicas.
- Debate no Google Sala de Aula.
- Observação e leitura de charges, infográficos, músicas, pinturas, esculturas.


5- Procedimentos Avaliativos / Estratégias de Avaliação


- Realizar múltiplas leituras e produções
- Participar diálogos, debates, resolver exercícios propostos
- Participação nas atividades propostas em plataformas digitais.
- Aplicar atividades individuais e coletivas.
- Participar de projetos integradores, excursões, projetos culturais
- Criar conteúdos no universo  digital: vídeos, áudios
- Participar de eventos, avaliações internas e externas,  ter bom comportamento social. 
- Atitude, ativismo e protagonismo ambiental, social, político, cultural, econômico, humanitário e  tecnológico

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SEGUNDO BIMESTRE



*Justificativa


Atender às  e transformações  do Ensino Médio conforme orientações da BNCC e dos Parâmetros Curriculares do Estado de Pernambuco.


* Objetivos


(EM13CHS101) Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.  

(EM13CHS101FI01PE) Analisar de modo crítico, textos escritos e imagens de diferentes estruturas, fazendo articulação com as correntes filosóficas e considerando suas relações com o contexto sócio- político, econômico e religioso contemporâneo.

(EM13CHS601) Identificar e analisar as demandas e os protagonismos políticos, sociais e culturais dos povos indígenas e das populações afrodescendentes (incluindo as quilombolas) no Brasil contemporâneo considerando a história das Américas e o contexto de exclusão e inclusão precária desses grupos na ordem social e econômica atual, promovendo ações para a redução das desigualdades étnico-raciais no país. 

(EM13CHS601FI21PE) Reconhecer a importância do papel da cultura na formação de valores e suas implicações nos processos sociais como norteadores da dinâmica de inclusão/exclusão social. 

(EM13CHS501) Analisar os fundamentos da ética em diferentes culturas, tempos e espaços, identificando processos que contribuem para a formação de sujeitos éticos que valorizem a liberdade, a cooperação, a autonomia, o empreendedorismo, a convivência democrática e a solidariedade.     

(EM13CHS504) Analisar e avaliar os impasses ético-políticos decorrentes das transformações culturais, sociais, históricas, científicas e tecnológicas no mundo contemporâneo e seus desdobramentos nas atitudes e nos valores de indivíduos, grupos sociais, sociedades e culturas.  

(EM13CHS502FI18PE) Problematizar, de modo reflexivo, a construção das dimensões éticas do sujeito na contemporaneidade, tendo em vista a promoção dos Direitos Humanos.


* Conteúdos

-  Filosofia, Renascimento e Iluminismo: paradigmas e rupturas.

-  Ética: Identidade e Alteridade

- Relações Sociais e Cidadania:  A importância do poder político

-  A importância dos valores e suas implicações na construção da moralidade

-  Arte e Cultura

-  Os filósofos cujo pensamento trata dos temas abordados nesse bimestre

-  Ideologia, Comunicação e Estado

-  Filosofia e suas relações com a arte: música, televisão, literatura e cinema

-  Identidade Cultural


* Procedimentos metodológicos


- Ensino Presencial e/ou  Híbrido

- Aula expositiva dialogada.

- Resumos, produção de conteúdos, audiovisual.

- Estudo com livro didático, registro no caderno de atividades.

- Pesquisa orientada, visitação a museus, sites, blogs, redes sociais, diário da história.

- Apresentação de seminário. Roda de diálogos.

- Estudo de textos,  exibição de vídeos, teleaulas, documentários.

- Exercícios individuais e ou coletivos no caderno, ficha de exercício em sala ou via plataforma digital.

- Debates em sala e via grupo de WhatsApp.

- Observação e leitura de imagens, vídeos, músicas.

- Debate no Google Sala de Aula.

- Observação e leitura de charges, infográficos, músicas, pinturas, esculturas.


* Procedimentos Avaliativos

- Realizar múltiplas leituras e produções

- Participar diálogos, debates, resolver exercícios propostos

- Participação nas atividades propostas em plataformas digitais.

- Aplicar atividades individuais e coletivas.

- Participar de projetos integradores, excursões, projetos culturais

- Criar conteúdos no universo  digital: vídeos, áudios

- Participar de eventos, avaliações internas e externas,  ter bom comportamento social. 

- Atitude, ativismo e protagonismo ambiental, social, político, cultural, econômico, humanitário e  tecnológico


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TERCEIRO BIMESTRE


JUSTIFICATIVA


Atender às novas necessidades e transformações  do Ensino Médio conforme orientações da BNCC e dos Parâmetros Curriculares do Estado de Pernambuco.


OBJETIVOS /COMPETÊNCIAS


*Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir de procedimentos epistemológicos e científicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente com relação a esses processos e às possíveis relações entre eles. C1


(EM13CHS103FI03PE) Compreender e articular conhecimentos filosóficos de diferentes linguagens, estruturas/conteúdos e modos discursivos, associando-os às possíveis soluções para situações-problema da sociedade contemporânea.


(EM13CHS401) Identificar e analisar as relações entre sujeitos, grupos e classes sociais diante das transformações técnicas, tecnológicas e informacionais e das novas formas de trabalho ao longo do tempo, em diferentes espaços e contextos.


*Contextualizar, analisar e avaliar criticamente as relações das sociedades com a natureza e seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à proposição de soluções que respeitem e promovam a consciência e a ética socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional, nacional e global. C3


(EM13CHS301FI08PE) Analisar criticamente os principais valores da sociedade de consumo e seus impactos na política, sociedade e economia do mundo contemporâneo.


(EM13CHS303) Debater e avaliar o papel da indústria cultural e das culturas de massa no estímulo ao consumismo, seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas a uma percepção crítica das necessidades criadas pelo consumo.


*Reconhecer e combater as diversas formas de desigualdade e violência, adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando os Direitos Humanos. C5


(EM13CHS501FI17PE) Analisar os conceitos de Diversidade, Identidade e Alteridade identificando suas relações com elementos constitutivos do campo ético, tais como Liberdade, Autonomia e Responsabilidade, tendo como referências as correntes filosóficas da Idade Moderna e Contemporânea.


*Analisar as relações de produção, capital e trabalho em diferentes territórios, contextos e culturas, discutindo o papel dessas relações na construção, consolidação e transformação das sociedades. C4


(EM13CHS404FI16PE) Compreender através de análise crítica a importância da ciência e da tecnologia e seus impactos na nova organização do mundo do trabalho na atualidade.


*Participar, pessoal e coletivamente, do debate público de forma consciente e qualificada, respeitando diferentes posições, com vistas a possibilitar escolhas alinhadas.


CONTEÚDOS / EIXO 


Eixo Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade 


- Filosofia, ciências, tecnologia: suas implicações no mundo contemporâneo


- Dilemas Econômicos Contemporâneos.


Eixo Estado, Democracia e Sociedade


- Estado, Sistemas de Governo e finalidades da vida política: Democracia plena


- Cidadania, Democracia e Liberdade: o Bicentenário da Independência do Brasil


Eixo Linguagem Filosófica


- Seminários sobre  biografia, vida, pensamento e legado dos filósofos sobre os temas abordados em sua construção filosófica.


Eixo Sensibilidade Estética, Imaginação Criativa e Ação Humana


- Arte e suas manifestações de mundo


- Excursões, pesquisas, exposições, oficinas, palestras, feiras, leituras, produção


Eixo Relações Sociais e Cidadania: 


- Ética da Alteridade


- Capitalismo: os novos processos produtivos e as desigualdades sociais


PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO


- Ensino Presencial e/ou  Híbrido


- Aula expositiva dialogada.


- Resumos, produção de conteúdos, audiovisual.


- Estudo com livro didático, registro no caderno de atividades.


- Pesquisa orientada, visitação a museus, sites, blogs, redes sociais, diário da história.


- Apresentação de seminário. Roda de diálogos.


- Estudo de textos,  exibição de vídeos, teleaulas, documentários.


- Exercícios individuais e ou coletivos no caderno, ficha de exercício em sala ou via plataforma digital.


- Debates em sala e via grupo de WhatsApp.


- Observação e leitura de imagens, vídeos, músicas.


- Debate no Google Sala de Aula.


- Observação e leitura de charges, infográficos, músicas, pinturas, esculturas.


PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS / ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO


- Realizar múltiplas leituras e produções


- Participar diálogos, debates, resolver exercícios propostos


- Participação nas atividades propostas em plataformas digitais.


- Aplicar atividades individuais e coletivas.


- Participar de projetos integradores, excursões, projetos culturais


- Criar conteúdos no universo  digital: vídeos, áudios


- Participar de eventos, avaliações internas e externas,  ter bom comportamento social. 


- Atitude, ativismo e protagonismo ambiental, social, político, cultural, econômico, humanitário e  tecnológico



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QUARTO BIMESTRE 


JUSTIFICATIVA

Atender às novas necessidades e transformações  do Ensino Médio conforme orientações da BNCC e dos Parâmetros Curriculares do Estado de Pernambuco.

OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS


1. Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica. 

2.  Analisar a formação de territórios e fronteiras em diferentes tempos e espaços, mediante a compreensão das relações de poder que determinam as territorialidades e o papel geopolítico dos Estados-nações.

3. Analisar e avaliar criticamente as relações de diferentes grupos, povos e sociedades com a natureza (produção, distribuição e consumo) e seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à proposição de alternativas que respeitem e promovam a consciência, a ética socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional, nacional e global. 

4. Analisar as relações de produção, capital e trabalho em diferentes territórios, contextos e culturas, discutindo o papel dessas relações na construção, consolidação e transformação das sociedades. 

5. Identificar e combater as diversas formas de injustiça, preconceito e violência, adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando os Direitos Humanos. 

6. Participar do debate público de forma crítica, respeitando diferentes posições e fazendo escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

CONTEÚDO

Constituição, cidadania, povo e democracia


Neoliberalismo, Globalização e Desigualdade Social.


Bioética: desafios, limites e possibilidades


As novas tecnologias, a condição humana e o mundo contemporâneo


Ética do Discurso e Razão Comunicativa


Mídias Digitais e Produção de Verdades (Fake News).


Filosofia, Tecnologia e Natureza 



*PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO

- Ensino Presencial e/ou  Híbrido


- Aula expositiva dialogada.


- Resumos, produção de conteúdos, audiovisual.


- Estudo com livro didático, registro no caderno de atividades.


- Pesquisa orientada, visitação a museus, sites, blogs, redes sociais, diário da história.


- Apresentação de seminário. Roda de diálogos.


- Estudo de textos,  exibição de vídeos, teleaulas, documentários.


- Exercícios individuais e ou coletivos no caderno, ficha de exercício em sala ou via plataforma digital.


- Debates em sala e via grupo de WhatsApp.


- Observação e leitura de imagens, vídeos, músicas.


- Debate no Google Sala de Aula.


- Observação e leitura de charges, infográficos, músicas, pinturas, esculturas.



*PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS

- Realizar múltiplas leituras e produções


- Participar diálogos, debates, resolver exercícios propostos


- Participação nas atividades propostas em plataformas digitais.


- Aplicar atividades individuais e coletivas.


- Participar de projetos integradores, excursões, projetos culturais


- Criar conteúdos no universo  digital: vídeos, áudios


- Participar de eventos, avaliações internas e externas,  ter bom comportamento social. 


- Atitude, ativismo e protagonismo ambiental, social, político, cultural, econômico, humanitário e  tecnológico.


ORGANIZADOR CURRÍCULAR

 

 http://www.educacao.pe.gov.br/portal/upload/galeria/523/Organizador_Curricular_FBG_Historia%20..pdf

http://www.educacao.pe.gov.br/portal/upload/galeria/523/Organizador_Curricular_FBG_Filosofia.pdf


http://www.educacao.pe.gov.br/portal/upload/galeria/21557/ENSINO%20M%C3%89DIO%20-%20FILOSOFIA%20-%20REORGANIZA%C3%87%C3%83O%20CURRICULAR.pdf


http://www.educacao.pe.gov.br/portal/upload/galeria/7801/Conteudos_de_Filosofia_EM.pdf

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