Planejamento de História 2º Ano 2022 *

 

11111111111111º BIMESTRE



* 1 Justificativa



Atender às novas necessidades e transformações  do Ensino Médio conforme orientações da BNCC e dos Parâmetros Curriculares do Estado de Pernambuco.



* 2 Objetivos e Competências a serem desenvolvidas


EA2 – Posicionar-se diante de acontecimentos da atualidade e acontecimentos de outros tempos históricos e espaços sociais, a partir da interpretação das relações entre eles;

EA23 – Compreender as instituições sociais, políticas, econômicas, culturais e religiosas como criações das ações humanas, resultantes de práticas, conflitos e movimentos sociais desencadeados em diferentes contextos históricos;   

 EA14 – Identificar e relacionar acontecimentos históricos de curta, média e longa duração, para compreender a dinâmica de mudanças e permanências de relações políticas, econômicas, sociais e culturais, no transcorrer do tempo, em diferentes grupos de vivência e espaços sociais;  

 EA6 – Produzir coletiva ou individualmente textos analíticos e interpretativos sobre os processos históricos, valendo-se de categorias e procedimentos próprios do discurso historiográfico;  

EA11 – Analisar criticamente e posicionar-se contra qualquer forma de preconceito e discriminação social, cultural, etnicorracial, religiosa, territorial, de gênero, de orientação sexual e de outras características individuais e coletivas, nos espaços de convivência; 

EA12 – Compreender e exercer a cidadania como participação no campo de tensões e lutas pela conquista e exercício de direitos e deveres sociais e políticos;  

EA6 – Contextualizar e analisar os deslocamentos de outros grupos de imigrantes (europeus, asiáticos e outros, nos séculos XIX, XX e XXI), seu modo de vida, sua cultura e sua inserção nas atividades econômicas. 

EA9 – Compreender e analisar movimentos sociais, políticos e culturais e organizações sociais, que permearam o processo de formação e transformação das várias regiões, que compõem o território hoje conhecido como Pernambuco, seus objetivos, trajetórias, lutas travadas, conquistas e perdas, relações mantidas com grupos nacionais ou de outras regiões, meios de divulgação de ideias, pessoas e grupos envolvidos. 

EA10 – Analisar as relações de poder estabelecidas entre os grupos sociais, políticos, econômicos e culturais de diferentes regiões de Pernambuco e de outros centros políticos, econômicos e culturais do Brasil e do mundo, em diferentes períodos históricos; 

EA18 – Posicionar-se criticamente sobre os processos de transformações sociais, econômicas, políticas e culturais, no contexto

societário presente, identificando e comparando referenciais alternativos, que visem a erradicar formas de exclusão social em

nível local, regional, nacional e mundial;


* 3 Conteúdos / Eixos Temáticos


O feudalismo e suas implicações nas relações de trabalho.

Contexto sociopolítico e econômico europeu no século XIV

Reforma religiosa e Contrarreforma

As Cruzadas.

Império Turco Otomano / Império Bizantino

Expansão Islâmica.

As Grandes Navegações e Descobrimentos.

A Diáspora africana.

Renascimento



* 4 Procedimentos Metodológicos

- Ensino presencial e /ou Híbrido

- Aula expositiva, Roda de diálogo, Debates

- Promover leituras, releituras, produção de conteúdos, resumos.

- Promover estudo apoiado no livro didático,  realizar registro no caderno de atividades.

- Realizar pesquisa orientada,  acessar sites, blogs, redes sociais,  construir o diário da história.

- Proporcionar momentos para apresentação de seminários 

- Estudo de textos,  análise de vídeos, filmes e documentários.

- Realizar exercícios  individuais e ou coletivos no caderno, em sala ou via plataforma digital.

- Debates em sala e/ou  via  diálogos em grupo de WhatsApp. Debate no Google Sala de Aula.

- Promover leituras de imagens, vídeos, músicas. Debate no Google Sala de Aula.

- Observação e leitura de charges, infográficos, vídeos, músicas, pintura, esculturas

- Pesquisa, Exercício e Debate no Google Sala de Aula.

- Estimular a criação de conteúdos no formato de vídeo, áudio, textos, fotografia. 

- Orientar para o bom uso das plataformas digitais, sites, redes sociais

- Realizar projetos, excursões, cursos, etc.

* 5 Procedimentos Avaliativos

- Participar  das atividades propostas.

- Realizar atividades individuais e coletivas.

- Empreender ações e projetos integradores

- Criar  conteúdos digitais: vídeos, fotos, produzir conteúdo para redes sociais 

- Mobilizar esforços para atingir  objetivos pedagógicos conforme proposição da BNCC 

- Atitude, ativismo e protagonismo ambiental, social, político, cultural, econômico, humanitário e  tecnológico.

- Aprender a ser, conviver, fazer e conhecer

- Desenvolver a oralidade, o espírito de liderança e ação protagonista, consciente.


* 6 - Habilidades a serem desenvolvidas


(EM13CHS401) Identificar e analisar as relações entre sujeitos, grupos, classes sociais e sociedades com culturas distintas diante das transformações técnicas, tecnológicas e informacionais e das novas formas de trabalho ao longo do tempo, em diferentes espaços (urbanos e rurais) e contextos.

(EM13CHS401HI10PE) Compreender relações sociais entre múltiplos sujeitos históricos como elementos primordiais das transformações relacionadas aos meios de produção e organização social do trabalho, para apropriação das mudanças e permanências, ao longo do

tempo, e os processos históricos que as desencadearam.

(EM13CHS101) Analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão e à crítica de ideias filosóficas e processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.  

(EM13CHS102) Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais da emergência de matrizes conceituais hegemônicas (etnocentrismo, evolução, modernidade etc.), comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.

(EM13CHS103) Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de natureza qualitativa e quantitativa(expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos, gráficos, mapas, tabelas etc.).  

(EM13CHS403HI12PE) Analisar relações sociais específicas de cada forma de produção e organização social do trabalho, em diversos tempos históricos e espaços sociais, particularmente no território brasileiro, desde a escravização de ameríndios e africanos no Brasil até as novas relações de trabalho.  

(EM13CHS503HI15PE) Analisar e compreender as relações de dominação e resistência, evidenciando conflitos e negociações existentes entre diferentes grupos sociais, culturais, territoriais, religiosos, étnico-raciais, de gênero, de orientação sexual, de idade, comparando os diferentes contextos históricos.  

(EM13CHS601HI17PE) Investigar as relações de poder, de conflito e de aproximação estabelecidas entre os diversos grupos sociais, culturais, étnico-raciais com destaque para a emergência de lutas etnogênicas no combate à exclusão e no fortalecimento de políticas inclusivas no contexto latino-americano dos povos indígenas e das populações


* 7 - Itinerário Formativo Interdimensional


Laboratórios - Oficinas - Clubes - Observatórios -  Incubadoras - Núcleos de estudos  - Núcleos de criação artística ,  Produção de conteúdo para 

postagem  em plataforma digital, excursões para museus, atividades de campo.    

Educação Interdimensional

Aprender a ser

Aprender a conviver

Aprender a fazer

Aprender a conhecer


************************************



2222222222º BIMESTRE



* 1 Justificativa

Atender às novas necessidades e transformações  do Ensino Médio conforme orientações da BNCC e dos Parâmetros Curriculares do Estado de Pernambuco.



* 2 Objetivos e Competências a serem desenvolvidas


1. Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica. 


2.  Analisar a formação de territórios e fronteiras em diferentes tempos e espaços, mediante a compreensão das relações de poder que determinam as territorialidades e o papel geopolítico dos Estados-nações.


3. Analisar e avaliar criticamente as relações de diferentes grupos, povos e sociedades com a natureza (produção, distribuição e consumo) e seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à proposição de alternativas que respeitem e promovam a consciência, a ética socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional, nacional e global. 


4. Analisar as relações de produção, capital e trabalho em diferentes territórios, contextos e culturas, discutindo o papel dessas relações na construção, consolidação e transformação das sociedades. 


5. Identificar e combater as diversas formas de injustiça, preconceito e violência, adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando os Direitos Humanos. 


6. Participar do debate público de forma crítica, respeitando diferentes posições e fazendo escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.



* 3 Conteúdos / Eixos Temáticos


- Correntes de pensamento dos séculos XVIII e  XIX, Iluminismo, Liberalismo, Nacionalismo, Socialismo.

-  Sociedade e cotidiano no Brasil colonial.

-  África e o tráfico transatlântico.

-  Sociedade e cotidiano no Brasil Colonial e Imperial.

-  Relações de trabalho na sociedade colonial brasileira

-  Independência das Colônias Americanas.

-  Revoluções Burguesas. Independência das Colônias Americanas.

-  Revolução Puritana, Revolução Gloriosa, Revolução Francesa.

-  Inconfidência Mineira.

-  Conjuração Baiana.

-  Revolução Pernambucana de 1817.



* 4 Procedimentos Metodológicos


- Ensino Presencial e/ou  Híbrido

- Aula expositiva dialogada.

- Resumos, produção de conteúdos, audiovisual.

- Estudo com livro didático, registro no caderno de atividades.

- Pesquisa orientada, visitação a museus, sites, blogs, redes sociais, diário da história.

- Apresentação de seminário. Roda de diálogos.

- Estudo de textos,  exibição de vídeos, teleaulas, documentários.

- Exercícios individuais e ou coletivos no caderno, ficha de exercício em sala ou via plataforma digital.

- Debates em sala e via grupo de WhatsApp.

- Observação e leitura de imagens, vídeos, músicas.

- Debate no Google Sala de Aula.

- Observação e leitura de charges, infográficos, músicas, pinturas, esculturas



* 5 Procedimentos Avaliativos


- Realizar múltiplas leituras e produções

- Participar diálogos, debates, resolver exercícios propostos

- Participação nas atividades propostas em plataformas digitais.

- Aplicar atividades individuais e coletivas.

- Participar de projetos integradores, excursões, projetos culturais

- Criar conteúdos no universo  digital: vídeos, áudios

- Participar de eventos, avaliações internas e externas,  ter bom comportamento social. 

- Atitude, ativismo e protagonismo ambiental, social, político, cultural, econômico, humanitário e  tecnológico



* 6 - Habilidades a serem desenvolvidas


(EM13CHS101) Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.

(EM13CHS103HI03PE) Problematizar e contextualizar construções discursivas naturalizadas tais como democracia racial e de gênero, meritocracia entre outras, por meio de elementos da pesquisa histórica (construção e operacionalização de categorias de análise, crítica de fontes discutir fontes e interpretação) de modo a se posicionar autonomamente frente aos desafios contemporâneos. 

(EM13CHS601) Identificar e analisar as demandas e os protagonismos políticos, sociais e culturais dos povos indígenas e das populações afrodescendentes (incluindo as quilombolas) no Brasil contemporâneo considerando a história das Américas e o contexto de exclusão e inclusão precária desses grupos na ordem social e econômica atual, promovendo ações para a redução das desigualdades étnico-raciais no país.  

 Analisar questões sociais e culturais dos povos indígenas e das populações afrodescendentes (incluindo as quilombolas) no Brasil contemporâneo considerando a história das Américas e o contexto de exclusão e inclusão precária desses grupos na ordem social e econômica atual, promovendo ações para a redução das desigualdades étnico-raciais no país. 

(EM13CHS601FI21PE) Reconhecer a importância do papel da cultura na formação de valores e suas implicações nos processos sociais como norteadores da dinâmica de inclusão/exclusão social. 

(EM13CHS401) Identificar e analisar as relações entre sujeitos, grupos, classes sociais e sociedades com culturas distintas diante das transformações técnicas, tecnológicas e informacionais e das novas formas de trabalho ao longo do tempo, em diferentes espaços (urbanos e rurais) e contextos. 

(EM13CHS401AHI11PE) Identificar diferentes formas de trabalho, extração, produção e trocas de mercadorias ao longo da História, com o foco na história do Brasil, sobretudo, a partir do século XIX, para o reconhecimento de diferenças, transformações e permanências nas relações natureza, terra e trabalho.       

(EM13CHS504) Analisar e avaliar os impasses ético-políticos decorrentes das transformações culturais, sociais, históricas, científicas e tecnológicas no mundo contemporâneo e seus desdobramentos nas atitudes e nos valores de indivíduos, grupos sociais, sociedades e culturas.  

(EM13CHS502FI18PE) P

* 7 - Itinerário Formativo Interdimensional


Aprender a ser

Aprender a conviver

Aprender a fazer

Aprender a Conhecer


************************************



3333333º BIMESTRE


* 1 Justificativa

Atender às novas necessidades e transformações  do Ensino Médio conforme orientações da BNCC e dos Parâmetros Curriculares do Estado de Pernambuco.



* 2 Objetivos e Competências a serem desenvolvidas


1. Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica. 




2.  Analisar a formação de territórios e fronteiras em diferentes tempos e espaços, mediante a compreensão das relações de poder que determinam as territorialidades e o papel geopolítico dos Estados-nações.




3. Analisar e avaliar criticamente as relações de diferentes grupos, povos e sociedades com a natureza (produção, distribuição e consumo) e seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à proposição de alternativas que respeitem e promovam a consciência, a ética socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional, nacional e global. 




4. Analisar as relações de produção, capital e trabalho em diferentes territórios, contextos e culturas, discutindo o papel dessas relações na construção, consolidação e transformação das sociedades. 




5. Identificar e combater as diversas formas de injustiça, preconceito e violência, adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando os Direitos Humanos. 




6. Participar do debate público de forma crítica, respeitando diferentes posições e fazendo escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.


* 3 Conteúdos / Eixos Temáticos

Revolução Industrial


Revolução Francesa


Relações de trabalho na sociedade colonial brasileira


Inconfidência Mineira. Conjuração Baiana. Revolução Pernambucana de 1817.


O processo de Independência do Brasil


O Bicentenário da Independência do Brasil


Movimentos e revoltas no Brasil Império e na Primeira República. Movimento abolicionista no Brasil, luta e resistência dos povos escravizados


Abolicionismo.


* 4 Procedimentos Metodológicos


- Ensino Presencial e/ou  Híbrido


- Aula expositiva dialogada.


- Resumos, produção de conteúdos, audiovisual.


- Estudo com livro didático, registro no caderno de atividades.


- Pesquisa orientada, visitação a museus, sites, blogs, redes sociais, diário da história.


- Apresentação de seminário. Roda de diálogos.


- Estudo de textos,  exibição de vídeos, teleaulas, documentários.


- Exercícios individuais e ou coletivos no caderno, ficha de exercício em sala ou via plataforma digital.


- Debates em sala e via grupo de WhatsApp.


- Observação e leitura de imagens, vídeos, músicas.


- Debate no Google Sala de Aula.


- Observação e leitura de charges, infográficos, músicas, pinturas, esculturas



* 5 Procedimentos Avaliativos

- Realizar múltiplas leituras e produções


- Realizar estudos, pesquisas, exposições, apresentação de seminários


- Participar diálogos, debates, resolver exercícios propostos


- Participação nas atividades propostas em plataformas digitais.


- Aplicar atividades individuais e coletivas.


- Participar de projetos integradores, excursões, projetos culturais


- Criar conteúdos no universo  digital: vídeos, áudios


- Participar de eventos, avaliações internas e externas,  ter bom comportamento social. 


- Atitude, ativismo e protagonismo ambiental, social, político, cultural, econômico, humanitário e  tecnológico


* 6 - Habilidades a serem desenvolvidas


(EM13CHS103) Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros). 


(EM13CHS403) Caracterizar e analisar os impactos das transformações tecnológicas nas relações sociais e de trabalho próprias da contemporaneidade, promovendo ações voltadas à superação das desigualdades sociais, da opressão e da violação dos Direitos Humanos.


(EM13CHS601) Identificar e analisar as demandas e os protagonismos políticos, sociais e culturais dos povos indígenas e das populações afrodescendentes (incluindo as quilombolas) no Brasil contemporâneo considerando a história das Américas e o contexto de exclusão e inclusão precária desses grupos na ordem social e econômica atual, promovendo ações para a redução das desigualdades étnico-raciais no país.  


 Analisar questões sociais e culturais dos povos indígenas e das populações afrodescendentes (incluindo as quilombolas) no Brasil contemporâneo considerando a história das Américas e o contexto de exclusão e inclusão precária desses grupos na ordem social e econômica atual, promovendo ações para a redução das desigualdades étnico-raciais no país. 


(EM13CHS601FI21PE) Reconhecer a importância do papel da cultura na formação de valores e suas implicações nos processos sociais como norteadores da dinâmica de inclusão/exclusão social. 


(EM13CHS401) Identificar e analisar as relações entre sujeitos, grupos, classes sociais e sociedades com culturas distintas diante das transformações técnicas, tecnológicas e informacionais e das novas formas de trabalho ao longo do tempo, em diferentes espaços (urbanos e rurais) e contextos. 


(EM13CHS401AHI11PE) Identificar diferentes formas de trabalho, extração, produção e trocas de mercadorias ao longo da História, com o foco na história do Brasil, sobretudo, a partir do século XIX, para o reconhecimento de diferenças, transformações e permanências nas relações natureza, terra e trabalho.       


(EM13CHS504) Analisar e avaliar os impasses ético-políticos decorrentes das transformações culturais, sociais, históricas, científicas e tecnológicas no mundo contemporâneo e seus desdobramentos nas atitudes e nos valores de indivíduos, grupos sociais, sociedades e culturas.

* 7 - Itinerário Formativo Interdimensional


Aprender a ser


Aprender a conviver


Aprender a fazer


Aprender a Conhecer


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4444444444º BIMESTRE

* 1 Justificativa

Atender às novas necessidades e transformações  do Ensino Médio conforme orientações da BNCC e dos Parâmetros Curriculares do Estado de Pernambuco.



* 2 Objetivos e Competências a serem desenvolvidas


1. Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica. 


2.  Analisar a formação de territórios e fronteiras em diferentes tempos e espaços, mediante a compreensão das relações de poder que determinam as territorialidades e o papel geopolítico dos Estados-nações.


3. Analisar e avaliar criticamente as relações de diferentes grupos, povos e sociedades com a natureza (produção, distribuição e consumo) e seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à proposição de alternativas que respeitem e promovam a consciência, a ética socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional, nacional e global. 


4. Analisar as relações de produção, capital e trabalho em diferentes territórios, contextos e culturas, discutindo o papel dessas relações na construção, consolidação e transformação das sociedades. 


5. Identificar e combater as diversas formas de injustiça, preconceito e violência, adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando os Direitos Humanos. 


6. Participar do debate público de forma crítica, respeitando diferentes posições e fazendo escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade


* 3 Conteúdos / Eixos Temáticos

Passagem do trabalho escravo ao trabalho assalariado no Brasil.


Imigrantes no Brasil.


Movimentos e revoltas no Brasil Império e na Primeira República. Movimento abolicionista no Brasil, luta e resistência dos povos escravizados.*


República das Oligarquias



* 4 Procedimentos Metodológicos


- Ensino Presencial e/ou  Híbrido


- Aula expositiva dialogada.


- Resumos, produção de conteúdos, audiovisual.


- Estudo com livro didático, registro no caderno de atividades.


- Pesquisa orientada, visitação a museus, sites, blogs, redes sociais, diário da história.


- Apresentação de seminário. Roda de diálogos.


- Estudo de textos,  exibição de vídeos, teleaulas, documentários.


- Exercícios individuais e ou coletivos no caderno, ficha de exercício em sala ou via plataforma digital.


- Debates em sala e via grupo de WhatsApp.


- Observação e leitura de imagens, vídeos, músicas.


- Debate no Google Sala de Aula


- Observação e leitura de charges, infográficos, músicas, pinturas, esculturas



* 5 Procedimentos Avaliativos


- Realizar múltiplas leituras e produções


- Realizar estudos, pesquisas, exposições, apresentação de seminários


- Participar diálogos, debates, resolver exercícios propostos


- Participação nas atividades propostas em plataformas digitais.


- Aplicar atividades individuais e coletivas.


- Participar de projetos integradores, excursões, projetos culturais


- Criar conteúdos no universo  digital: vídeos, áudios


- Participar de eventos, avaliações internas e externas,  ter bom comportamento social. 


- Atitude, ativismo e protagonismo ambiental, social, político, cultural, econômico, humanitário e  tecnológico



* 6 - Habilidades a serem desenvolvidas


(EM13CHS401HI10PE) Compreender relações sociais entre múltiplos sujeitos históricos como elementos primordiais das transformações relacionadas aos meios de produção e organização social do trabalho, para apropriação das mudanças e permanências ao longo do tempo e os processos históricos que as desencadearam.


(EM13CHS401) Identificar e analisar as relações entre sujeitos, grupos, classes sociais e sociedades com culturas distintas diante das transformações técnicas, tecnológicas e informacionais e das novas formas de trabalho ao longo do tempo, em diferentes espaços (urbanos e rurais) e contextos.


(EM13CHS401AHI11PE) Identificar diferentes formas de trabalho, extração, produção e trocas de mercadorias ao longo da história, com o foco na história do Brasil, sobretudo a partir do século XIX, para o reconhecimento de diferenças, transformações e permanências nas relações natureza, terra e trabalho.


(EM13CHS403) Caracterizar e analisar os impactos das transformações tecnológicas nas relações sociais e de trabalho próprias da contemporaneidade, promovendo ações voltadas à superação das desigualdades sociais, da opressão e da violação dos Direitos Humanos..


(EM13CHS403HI12PE) Analisar relações sociais específicas de cada forma de produção e organização social do trabalho, em diversos tempos históricos e espaços sociais, particularmente no território brasileiro, desde a escravização de ameríndios e africanos no Brasil até as novas relações de trabalho. 


(EM13CHS503) Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combate-las, com base em argumentos éticos.


(EM13CHS503HI15PE) Analisar e compreender as relações de dominação e resistência, evidenciando conflitos e negociações existentes entre diferentes grupos sociais, culturais, territoriais, religiosos, étnico raciais, de gênero, de orientação sexual, de idade, comparando os diferentes contextos históricos 


(EM13CHS601) Identificar e analisar as demandas e os protagonismos políticos, sociais e culturais dos povos indígenas e das populações afrodescendentes (incluindo as quilombolas) no Brasil contemporâneo considerando a história das Américas e o contexto de exclusão e inclusão precária desses grupos na ordem social e econômica atual, promovendo ações para a redução das desigualdades étnico-raciais no país.


* 7 - Itinerário Formativo Interdimensional


Aprender a ser


Aprender a conviver


Aprender a fazer


Aprender a Conhecer

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