Planejamento de Filosofia 1º , 2º, 3º e 4º ano 2022 **

1, 2, 3, 4


 Primeiro Bimestre

*Justificativa

Atender às novas necessidades e transformações  do Ensino Médio conforme orientações da BNCC e dos Parâmetros Curriculares do Estado de Pernambuco(Formação Geral Básica)


*Objetivos e Competências a serem desenvolvidas

(EM13CHS101) Analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão e à crítica de ideias filosóficas e processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais. 

(EM13CHS103FI03PE) Compreender e articular conhecimentos filosóficos de diferentes linguagens, estruturas/conteúdos e modos

discursivos, associando-os às possíveis soluções para situações-problema da sociedade contemporânea. 

(EM13CHS102) Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais da emergência de matrizes conceituais hegemônicas (etnocentrismo, evolução, modernidade etc.), comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.

(EM13CHS103) Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de natureza qualitativa e quantitativa(expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos, gráficos, mapas, tabelas etc.).  

(EM13CHS303) Debater e avaliar o papel da indústria cultural e das culturas de massa no estímulo ao consumismo, seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas a uma percepção crítica das necessidades criadas pelo consumo.

(EM13CHS401) Identificar e analisar as relações entre sujeitos, grupos e classes sociais diante das transformações técnicas, tecnológicas e informacionais e das novas formas de trabalho ao longo do tempo, em diferentes espaços e contextos. 

 (EM13CHS501) Compreender e analisar os fundamentos da ética em diferentes culturas, identificando processos que contribuem para a formação de sujeitos éticos que valorizem a liberdade, a autonomia e o poder de decisão (vontade).

(EM13CHS603) Compreender e aplicar conceitos políticos básicos (Estado, poder, formas, sistemas e regimes de governo, soberania etc.) na análise da formação de diferentes países, povos e nações e de suas experiências políticas.


*Conteúdos / Eixos Temáticos


A origem da filosofia e o contexto histórico

O que é filosofia: Conceitos, características

A atividade filosófica/ problemas filosóficos

A utilidade filosófica

Filosofia e suas relações com literatura, televisão e cinema

A experiência da condição humana

A experiência do mundo: desafios, limites e possibilidades

Os filósofos pré-socráticos: concepções do universo

Filosofia Grega: Sócrates, Platão e Aristóteles

NATUREZA, ARTE E AÇÃO HUMANA

Estética: o que é Arte?

Estética: a arte de pensar o Belo

**

Filosofia: origem e contexto histórico, conceitos/ características/ problemas filosóficos. Os Pré-Socráticos e a Filosofia da natureza. Filosofia Grega: Sócrates, Platão e Aristóteles

*Procedimentos Metodológicos


- Ensino presencial e /ou Híbrido


- Aula expositiva, Roda de diálogo, Debates, Esquetes


- Promover leituras, releituras, produção de conteúdos, resumos.


- Promover estudo apoiado no livro didático,  realizar registro no caderno de atividades.


- Realizar pesquisa orientada,  acessar sites, blogs, redes sociais,  construir o diário da história.


- Proporcionar momentos para apresentação de seminários, realização de esquetes, acessar e produzir conteúdo para plataforma Blogger


- Estudo de textos,  análise de vídeos, filmes e documentários.


- Realizar exercícios  individuais e ou coletivos no caderno, em sala ou via plataforma digital.


- Debates em sala e/ou  via  diálogos em grupo de WhatsApp. Debate no Google Sala de Aula.


- Promover leituras de imagens, vídeos, músicas. Debate no Google Sala de Aula.


- Observação, pesquisa e leitura de charges, infográficos, vídeos, músicas, pintura, esculturas


- Pesquisa, exercício e debate no Google Sala de Aula.


- Estimular a criação de conteúdos no formato de vídeo, áudio, textos, fotografia. 


- Orientar para o bom uso das plataformas digitais, sites, redes sociais, criação de blog


- Realizar projetos, excursões, cursos,  visita ao Museu de Bom Jardim, etc.

***


*Procedimentos Avaliativos



- Participar das atividades propostas, sugeridas, dialogadas, pactuadas.


- Realizar atividades de estudo, pesquisa e produção individuais e coletivas.


- Empreender, sugerir, acatar, participar de ações e projetos integradores


- Criar  conteúdos digitais: vídeos, fotos, produzir conteúdo para redes sociais, blog, etc. 


- Mobilizar esforços para atingir  objetivos pedagógicos conforme proposição da BNCC e dos conteúdos da FGB


- Atitude, ativismo e protagonismo ambiental, social, político, cultural, econômico, humanitário e  tecnológico.


- Aprender a ser, conviver, fazer e conhecer


- Desenvolver a oralidade, o espírito de liderança e ação protagonista consciente.




**********************************

Segundo Bimestre

* 1 Justificativa

Atender às novas necessidades e transformações  do Ensino Médio conforme orientações da BNCC e dos Parâmetros Curriculares do Estado de Pernambuco.


* 2 Objetivos e Competências a serem desenvolvidas

(EM13CHS101) Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais. 


(EM13CHS501FI17PE) Analisar os conceitos de Diversidade, Identidade e Alteridade identificando suas relações com elementos constitutivos do campo ético, tais como Liberdade, Autonomia e Responsabilidade, tendo como referências as correntes filosóficas da Idade Moderna e Contemporânea. 

 

(EM13CHS401) Identificar e analisar as relações entre sujeitos, grupos, classes sociais e sociedades com culturas distintas diante das transformações técnicas, tecnológicas e informacionais e das novas formas de trabalho ao longo do tempo, em diferentes espaços (urbanos e rurais) e contextos. 


(EM13CHS202FI06PE) Identificar / analisar criticamente, através de leituras de textos e debates, as principais mudanças nos discursos e práticas políticas e socioculturais em decorrência das repercussões da ciência e tecnologia no mundo contemporâneo.  


(EM13CHS504) Analisar e avaliar os impasses ético-políticos decorrentes das transformações culturais, sociais, históricas, científicas e tecnológicas no mundo contemporâneo e seus desdobramentos nas atitudes e nos valores de indivíduos, grupos sociais, sociedades e culturas. 

 

(EM13CHS601) Identificar e analisar as demandas e os protagonismos políticos, sociais e culturais dos povos indígenas e das populações afrodescendentes (incluindo as quilombolas) no Brasil contemporâneo considerando a história das Américas e o contexto de exclusão e inclusão precária desses grupos na ordem social e econômica atual, promovendo ações para a redução das desigualdades étnico-raciais no país. 

 

(EM13CHS603) Analisar a formação de diferentes países, povos e nações e de suas experiências políticas e de exercício da cidadania, aplicando conceitos políticos básicos (Estado, poder, formas, sistemas e regimes de governo, soberania etc.).


* 3 Conteúdos / Eixos Temáticos

-  Iluminismo: Ideias, paradigmas e rupturas.

-  Positivismo: Ideias, paradigmas e rupturas. 

-  Marxismo: Ideias, paradigmas e rupturas.  

-  Capitalismo: os novos processos produtivos e as desigualdades sociais.

-  Cultura, Valores e Exclusão Social.

-  Identidade, Autonomia e Ancestralidade/Encantamentos

-  Ética, Valores e Sociedade Trabalho, Cultura e Natureza


* 4 Procedimentos Metodológicos

- Ensino Presencial e/ou  Híbrido

- Aula expositiva dialogada.

- Resumos, produção de conteúdos, audiovisual.

- Estudo com livro didático, registro no caderno de atividades.

- Pesquisa orientada, visitação a museus, sites, blogs, redes sociais, diário da história.

- Apresentação de seminário. Roda de diálogos.

- Estudo de textos,  exibição de vídeos, teleaulas, documentários.

- Exercícios individuais e ou coletivos no caderno, ficha de exercício em sala ou via plataforma digital.

- Debates em sala e via grupo de WhatsApp.

- Observação e leitura de imagens, vídeos, músicas.

- Debate no Google Sala de Aula.

- Observação e leitura de charges, infográficos, músicas, pinturas, esculturas.



*5 Procedimentos Avaliativos

- Realizar múltiplas leituras e produções

- Participar diálogos, debates, resolver exercícios propostos

- Participação nas atividades propostas em plataformas digitais.

- Aplicar atividades individuais e coletivas.

- Participar de projetos integradores, excursões, projetos culturais

- Criar conteúdos no universo  digital: vídeos, áudios

- Participar de eventos, avaliações internas e externas,  ter bom comportamento social. 

- Atitude, ativismo e protagonismo ambiental, social, político, cultural, econômico, humanitário e  tecnológico


**********************************



Terceiro Bimestre


* 1 Justificativa

Atender às novas necessidades e transformações  do Ensino Médio conforme orientações da BNCC e dos Parâmetros Curriculares do Estado de Pernambuco.

* 2 Objetivos e Competências a serem desenvolvidas

1. Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica. 


2. Analisar a formação de territórios e fronteiras em diferentes tempos e espaços, mediante a compreensão das relações de poder que determinam as territorialidades e o papel geopolítico dos Estados-nações. 


3. Analisar e avaliar criticamente as relações de diferentes grupos, povos e sociedades com a natureza (produção, distribuição e consumo) e seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à proposição de alternativas que respeitem e promovam a consciência, a ética socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional, nacional e global. 


4. Analisar as relações de produção, capital e trabalho em diferentes territórios, contextos e culturas, discutindo o papel dessas relações na construção, consolidação e transformação das sociedades. 


5. Identificar e combater as diversas formas de injustiça, preconceito e violência, adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando os Direitos Humanos. 


* 3 Conteúdos / Eixos Temáticos


Cidadania, Democracia e Liberdade; Estado, Sistemas de Governo e finalidades da vida política. Filosofia Moderna: Locke, Rousseau e Hegel.


Poder, Democracia e Cidadania. Regimes Políticos Autoritários X Democráticos: os Desafios da Democracia Hoje. Estado X Sociedade Civil: movimentos e organizações sociais.


Ética, Democracia e Cidadania. Mídias, Sociedade e Cidadania. Dilemas Ético-políticos na Contemporaneidade.


* 4 Procedimentos Metodológicos


- Ensino presencial e /ou Híbrido

- Aula expositiva, Roda de diálogo, Debates

- Promover leituras, releituras, produção de conteúdos, resumos.

- Promover estudo apoiado no livro didático,  realizar registro no caderno de atividades.

- Realizar pesquisa orientada,  acessar sites, blogs, redes sociais,  construir o diário da história.

- Proporcionar momentos para apresentação de seminários

- Estudo de textos,  análise de vídeos, filmes e documentários.

- Realizar exercícios  individuais e ou coletivos no caderno, em sala ou via plataforma digital.

- Debates em sala e/ou  via  diálogos em grupo de WhatsApp. Debate no Google Sala de Aula.

- Promover leituras de imagens, vídeos, músicas. Debate no Google Sala de Aula.

- Observação e leitura de charges, infográficos, vídeos, músicas, pintura, esculturas

- Pesquisa, Exercício e Debate no Google Sala de Aula.

- Estimular a criação de conteúdos no formato de vídeo, áudio, textos, fotografia.

- Orientar para o bom uso das plataformas digitais, sites, redes sociais

- Realizar projetos, excursões, cursos, etc.


* 5 Procedimentos Avaliativos

- Participar  das atividades propostas.

- Realizar atividades individuais e coletivas.

- Empreender ações e projetos integradores

- Criar  conteúdos digitais: vídeos, fotos, produzir conteúdo para redes sociais

- Mobilizar esforços para atingir  objetivos pedagógicos conforme proposição da BNCC

- Atitude, ativismo e protagonismo ambiental, social, político, cultural, econômico, humanitário e  tecnológico.

- Aprender a ser, conviver, fazer e conhecer

- Desenvolver a oralidade, o espírito de liderança e ação protagonista, consciente.


***********************************************


Quarto Bimestre

* 1 Justificativa

Atender às novas necessidades e transformações  do Ensino Médio conforme orientações da BNCC e dos Parâmetros Curriculares do Estado de Pernambuco.



* 2 Objetivos e Competências a serem desenvolvidas


(EM13CHS306) Contextualizar, comparar e avaliar os impactos de diferentes modelos socioeconômicos no uso dos recursos naturais e na promoção da sustentabilidade econômica e socioambiental do planeta (como a adoção dos sistemas da agrobiodiversidade e agroflorestal por diferentes comunidades, entre outros).


(EM13CHS306FI13PE) Identificar textos filosóficos sobre a importância no papel da ciência e da tecnologia nos diferentes processos econômicos e sua influência no mundo contemporâneo.


(EM13CHS404FI16PE) Compreender através de análise crítica a importância da ciência e da tecnologia e seus impactos na nova organização do mundo do trabalho na atualidade.


(EM13CHS306) Contextualizar, comparar e avaliar os impactos de diferentes modelos socioeconômicos no uso dos recursos naturais e na promoção da sustentabilidade econômica e socioambiental do planeta (como a adoção dos sistemas da agrobiodiversidade e agroflorestal por diferentes comunidades, entre outros).


(EM13CHS303FI10PE) Compreender o conceito de cultura, analisando de modo filosófico o papel da Indústria Cultural, identificando as suas principais repercussões éticas, políticas, ideológicas e estéticas na sociedade contemporânea.


(EM13CHS303) Debater e avaliar o papel da indústria cultural e das culturas de massa no estímulo ao consumismo, seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à percepção crítica das necessidades criadas pelo consumo e à adoção de hábitos sustentáveis.

* 3 Conteúdos / Eixos Temáticos


* Escola de Frankfurt/Teoria Crítica: Origem, Conceitos e Problemas.


Trabalho, Ideologia e Alienação.


 Riqueza, Pobreza e Cidadania.


* Neoliberalismo, Globalização e Cidadania. 


Ciência, Tecnologia / Informação e Mundo do Trabalho. 


Dilemas Econômicos Contemporâneos.


* Cultura: Indústria Cultural e Cultura de Massa. 

 Formação de grupos culturais na escola


Ética do Discurso e Razão Comunicativa X Cientificismo e Razão Instrumental.


Mídias Digitais e Produção de Verdades (Fake News).


* 4 Procedimentos Metodológicos

- Ensino presencial e /ou Híbrido


- Aula expositiva, Roda de diálogo, Debates


- Promover leituras, releituras, produção de conteúdos, resumos.


- Promover estudo apoiado no livro didático,  realizar registro no caderno de atividades.


- Realizar pesquisa orientada,  acessar sites, blogs, redes sociais,  construir o diário da história.


- Proporcionar momentos para apresentação de seminários 


- Estudo de textos,  análise de vídeos, filmes e documentários.


- Realizar exercícios  individuais e ou coletivos no caderno, em sala ou via plataforma digital.


- Debates em sala e/ou  via  diálogos em grupo de WhatsApp. Debate no Google Sala de Aula.


- Promover leituras de imagens, vídeos, músicas. Debate no Google Sala de Aula.


- Observação e leitura de charges, infográficos, vídeos, músicas, pintura, esculturas


- Pesquisa, Exercício e Debate no Google Sala de Aula.


- Estimular a criação de conteúdos no formato de vídeo, áudio, textos, fotografia. 


- Orientar para o bom uso das plataformas digitais, sites, redes sociais


- Realizar projetos, excursões, cursos, formação de grupos culturais e de estudos, etc.


* 5 Procedimentos Avaliativos

- Participar  das atividades propostas.


- Realizar atividades individuais e coletivas.


- Empreender ações e projetos integradores


- Criar  conteúdos digitais: vídeos, fotos, produzir conteúdo para redes sociais 


- Mobilizar esforços para atingir  objetivos pedagógicos conforme proposição da BNCC 


- Atitude, ativismo e protagonismo ambiental, social, político, cultural, econômico, humanitário e  tecnológico.


- Aprender a ser, conviver, fazer e conhecer


- Desenvolver a oralidade, o espírito de liderança e ação protagonista consciente

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IDENTIDADE CULTURAL: Conheça o Museu de Bom Jardim - Semana Nacional de Museus 2021

FILOSOFIA - Filósofos Pré-Socráticos *

Cultura e Natureza: Dilemas Ético-socioambientais na Contemporaneidade