Planejamento de Filosofia 1º , 2º, 3º e 4º ano 2022 **
1, 2, 3, 4
Primeiro Bimestre
*Justificativa
Atender às novas necessidades e transformações do Ensino Médio conforme orientações da BNCC e dos Parâmetros Curriculares do Estado de Pernambuco(Formação Geral Básica)
*Objetivos e Competências a serem desenvolvidas
(EM13CHS101) Analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão e à crítica de ideias filosóficas e processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
(EM13CHS103FI03PE) Compreender e articular conhecimentos filosóficos de diferentes linguagens, estruturas/conteúdos e modos
discursivos, associando-os às possíveis soluções para situações-problema da sociedade contemporânea.
(EM13CHS102) Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais da emergência de matrizes conceituais hegemônicas (etnocentrismo, evolução, modernidade etc.), comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.
(EM13CHS103) Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de natureza qualitativa e quantitativa(expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos, gráficos, mapas, tabelas etc.).
(EM13CHS303) Debater e avaliar o papel da indústria cultural e das culturas de massa no estímulo ao consumismo, seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas a uma percepção crítica das necessidades criadas pelo consumo.
(EM13CHS401) Identificar e analisar as relações entre sujeitos, grupos e classes sociais diante das transformações técnicas, tecnológicas e informacionais e das novas formas de trabalho ao longo do tempo, em diferentes espaços e contextos.
(EM13CHS501) Compreender e analisar os fundamentos da ética em diferentes culturas, identificando processos que contribuem para a formação de sujeitos éticos que valorizem a liberdade, a autonomia e o poder de decisão (vontade).
(EM13CHS603) Compreender e aplicar conceitos políticos básicos (Estado, poder, formas, sistemas e regimes de governo, soberania etc.) na análise da formação de diferentes países, povos e nações e de suas experiências políticas.
*Conteúdos / Eixos Temáticos
A origem da filosofia e o contexto histórico
O que é filosofia: Conceitos, características
A atividade filosófica/ problemas filosóficos
A utilidade filosófica
Filosofia e suas relações com literatura, televisão e cinema
A experiência da condição humana
A experiência do mundo: desafios, limites e possibilidades
Os filósofos pré-socráticos: concepções do universo
Filosofia Grega: Sócrates, Platão e Aristóteles
NATUREZA, ARTE E AÇÃO HUMANA
Estética: o que é Arte?
Estética: a arte de pensar o Belo
**
Filosofia: origem e contexto histórico, conceitos/ características/ problemas filosóficos. Os Pré-Socráticos e a Filosofia da natureza. Filosofia Grega: Sócrates, Platão e Aristóteles
*Procedimentos Metodológicos
- Ensino presencial e /ou Híbrido
- Aula expositiva, Roda de diálogo, Debates, Esquetes
- Promover leituras, releituras, produção de conteúdos, resumos.
- Promover estudo apoiado no livro didático, realizar registro no caderno de atividades.
- Realizar pesquisa orientada, acessar sites, blogs, redes sociais, construir o diário da história.
- Proporcionar momentos para apresentação de seminários, realização de esquetes, acessar e produzir conteúdo para plataforma Blogger
- Estudo de textos, análise de vídeos, filmes e documentários.
- Realizar exercícios individuais e ou coletivos no caderno, em sala ou via plataforma digital.
- Debates em sala e/ou via diálogos em grupo de WhatsApp. Debate no Google Sala de Aula.
- Promover leituras de imagens, vídeos, músicas. Debate no Google Sala de Aula.
- Observação, pesquisa e leitura de charges, infográficos, vídeos, músicas, pintura, esculturas
- Pesquisa, exercício e debate no Google Sala de Aula.
- Estimular a criação de conteúdos no formato de vídeo, áudio, textos, fotografia.
- Orientar para o bom uso das plataformas digitais, sites, redes sociais, criação de blog
- Realizar projetos, excursões, cursos, visita ao Museu de Bom Jardim, etc.
***
*Procedimentos Avaliativos
- Participar das atividades propostas, sugeridas, dialogadas, pactuadas.
- Realizar atividades de estudo, pesquisa e produção individuais e coletivas.
- Empreender, sugerir, acatar, participar de ações e projetos integradores
- Criar conteúdos digitais: vídeos, fotos, produzir conteúdo para redes sociais, blog, etc.
- Mobilizar esforços para atingir objetivos pedagógicos conforme proposição da BNCC e dos conteúdos da FGB
- Atitude, ativismo e protagonismo ambiental, social, político, cultural, econômico, humanitário e tecnológico.
- Aprender a ser, conviver, fazer e conhecer
- Desenvolver a oralidade, o espírito de liderança e ação protagonista consciente.
**********************************
Segundo Bimestre
* 1 Justificativa
Atender às novas necessidades e transformações do Ensino Médio conforme orientações da BNCC e dos Parâmetros Curriculares do Estado de Pernambuco.
* 2 Objetivos e Competências a serem desenvolvidas
(EM13CHS101) Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
(EM13CHS501FI17PE) Analisar os conceitos de Diversidade, Identidade e Alteridade identificando suas relações com elementos constitutivos do campo ético, tais como Liberdade, Autonomia e Responsabilidade, tendo como referências as correntes filosóficas da Idade Moderna e Contemporânea.
(EM13CHS401) Identificar e analisar as relações entre sujeitos, grupos, classes sociais e sociedades com culturas distintas diante das transformações técnicas, tecnológicas e informacionais e das novas formas de trabalho ao longo do tempo, em diferentes espaços (urbanos e rurais) e contextos.
(EM13CHS202FI06PE) Identificar / analisar criticamente, através de leituras de textos e debates, as principais mudanças nos discursos e práticas políticas e socioculturais em decorrência das repercussões da ciência e tecnologia no mundo contemporâneo.
(EM13CHS504) Analisar e avaliar os impasses ético-políticos decorrentes das transformações culturais, sociais, históricas, científicas e tecnológicas no mundo contemporâneo e seus desdobramentos nas atitudes e nos valores de indivíduos, grupos sociais, sociedades e culturas.
(EM13CHS601) Identificar e analisar as demandas e os protagonismos políticos, sociais e culturais dos povos indígenas e das populações afrodescendentes (incluindo as quilombolas) no Brasil contemporâneo considerando a história das Américas e o contexto de exclusão e inclusão precária desses grupos na ordem social e econômica atual, promovendo ações para a redução das desigualdades étnico-raciais no país.
(EM13CHS603) Analisar a formação de diferentes países, povos e nações e de suas experiências políticas e de exercício da cidadania, aplicando conceitos políticos básicos (Estado, poder, formas, sistemas e regimes de governo, soberania etc.).
* 3 Conteúdos / Eixos Temáticos
- Iluminismo: Ideias, paradigmas e rupturas.
- Positivismo: Ideias, paradigmas e rupturas.
- Marxismo: Ideias, paradigmas e rupturas.
- Capitalismo: os novos processos produtivos e as desigualdades sociais.
- Cultura, Valores e Exclusão Social.
- Identidade, Autonomia e Ancestralidade/Encantamentos
- Ética, Valores e Sociedade Trabalho, Cultura e Natureza
* 4 Procedimentos Metodológicos
- Ensino Presencial e/ou Híbrido
- Aula expositiva dialogada.
- Resumos, produção de conteúdos, audiovisual.
- Estudo com livro didático, registro no caderno de atividades.
- Pesquisa orientada, visitação a museus, sites, blogs, redes sociais, diário da história.
- Apresentação de seminário. Roda de diálogos.
- Estudo de textos, exibição de vídeos, teleaulas, documentários.
- Exercícios individuais e ou coletivos no caderno, ficha de exercício em sala ou via plataforma digital.
- Debates em sala e via grupo de WhatsApp.
- Observação e leitura de imagens, vídeos, músicas.
- Debate no Google Sala de Aula.
- Observação e leitura de charges, infográficos, músicas, pinturas, esculturas.
*5 Procedimentos Avaliativos
- Realizar múltiplas leituras e produções
- Participar diálogos, debates, resolver exercícios propostos
- Participação nas atividades propostas em plataformas digitais.
- Aplicar atividades individuais e coletivas.
- Participar de projetos integradores, excursões, projetos culturais
- Criar conteúdos no universo digital: vídeos, áudios
- Participar de eventos, avaliações internas e externas, ter bom comportamento social.
- Atitude, ativismo e protagonismo ambiental, social, político, cultural, econômico, humanitário e tecnológico
**********************************
Terceiro Bimestre
* 1 Justificativa
Atender às novas necessidades e transformações do Ensino Médio conforme orientações da BNCC e dos Parâmetros Curriculares do Estado de Pernambuco.
* 2 Objetivos e Competências a serem desenvolvidas
1. Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica.
2. Analisar a formação de territórios e fronteiras em diferentes tempos e espaços, mediante a compreensão das relações de poder que determinam as territorialidades e o papel geopolítico dos Estados-nações.
3. Analisar e avaliar criticamente as relações de diferentes grupos, povos e sociedades com a natureza (produção, distribuição e consumo) e seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à proposição de alternativas que respeitem e promovam a consciência, a ética socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional, nacional e global.
4. Analisar as relações de produção, capital e trabalho em diferentes territórios, contextos e culturas, discutindo o papel dessas relações na construção, consolidação e transformação das sociedades.
5. Identificar e combater as diversas formas de injustiça, preconceito e violência, adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando os Direitos Humanos.
* 3 Conteúdos / Eixos Temáticos
Cidadania, Democracia e Liberdade; Estado, Sistemas de Governo e finalidades da vida política. Filosofia Moderna: Locke, Rousseau e Hegel.
Poder, Democracia e Cidadania. Regimes Políticos Autoritários X Democráticos: os Desafios da Democracia Hoje. Estado X Sociedade Civil: movimentos e organizações sociais.
Ética, Democracia e Cidadania. Mídias, Sociedade e Cidadania. Dilemas Ético-políticos na Contemporaneidade.
* 4 Procedimentos Metodológicos
- Ensino presencial e /ou Híbrido
- Aula expositiva, Roda de diálogo, Debates
- Promover leituras, releituras, produção de conteúdos, resumos.
- Promover estudo apoiado no livro didático, realizar registro no caderno de atividades.
- Realizar pesquisa orientada, acessar sites, blogs, redes sociais, construir o diário da história.
- Proporcionar momentos para apresentação de seminários
- Estudo de textos, análise de vídeos, filmes e documentários.
- Realizar exercícios individuais e ou coletivos no caderno, em sala ou via plataforma digital.
- Debates em sala e/ou via diálogos em grupo de WhatsApp. Debate no Google Sala de Aula.
- Promover leituras de imagens, vídeos, músicas. Debate no Google Sala de Aula.
- Observação e leitura de charges, infográficos, vídeos, músicas, pintura, esculturas
- Pesquisa, Exercício e Debate no Google Sala de Aula.
- Estimular a criação de conteúdos no formato de vídeo, áudio, textos, fotografia.
- Orientar para o bom uso das plataformas digitais, sites, redes sociais
- Realizar projetos, excursões, cursos, etc.
* 5 Procedimentos Avaliativos
- Participar das atividades propostas.
- Realizar atividades individuais e coletivas.
- Empreender ações e projetos integradores
- Criar conteúdos digitais: vídeos, fotos, produzir conteúdo para redes sociais
- Mobilizar esforços para atingir objetivos pedagógicos conforme proposição da BNCC
- Atitude, ativismo e protagonismo ambiental, social, político, cultural, econômico, humanitário e tecnológico.
- Aprender a ser, conviver, fazer e conhecer
- Desenvolver a oralidade, o espírito de liderança e ação protagonista, consciente.
***********************************************
Quarto Bimestre
* 1 Justificativa
Atender às novas necessidades e transformações do Ensino Médio conforme orientações da BNCC e dos Parâmetros Curriculares do Estado de Pernambuco.
* 2 Objetivos e Competências a serem desenvolvidas
(EM13CHS306) Contextualizar, comparar e avaliar os impactos de diferentes modelos socioeconômicos no uso dos recursos naturais e na promoção da sustentabilidade econômica e socioambiental do planeta (como a adoção dos sistemas da agrobiodiversidade e agroflorestal por diferentes comunidades, entre outros).
(EM13CHS306FI13PE) Identificar textos filosóficos sobre a importância no papel da ciência e da tecnologia nos diferentes processos econômicos e sua influência no mundo contemporâneo.
(EM13CHS404FI16PE) Compreender através de análise crítica a importância da ciência e da tecnologia e seus impactos na nova organização do mundo do trabalho na atualidade.
(EM13CHS306) Contextualizar, comparar e avaliar os impactos de diferentes modelos socioeconômicos no uso dos recursos naturais e na promoção da sustentabilidade econômica e socioambiental do planeta (como a adoção dos sistemas da agrobiodiversidade e agroflorestal por diferentes comunidades, entre outros).
(EM13CHS303FI10PE) Compreender o conceito de cultura, analisando de modo filosófico o papel da Indústria Cultural, identificando as suas principais repercussões éticas, políticas, ideológicas e estéticas na sociedade contemporânea.
(EM13CHS303) Debater e avaliar o papel da indústria cultural e das culturas de massa no estímulo ao consumismo, seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à percepção crítica das necessidades criadas pelo consumo e à adoção de hábitos sustentáveis.
* 3 Conteúdos / Eixos Temáticos
* Escola de Frankfurt/Teoria Crítica: Origem, Conceitos e Problemas.
Trabalho, Ideologia e Alienação.
Riqueza, Pobreza e Cidadania.
* Neoliberalismo, Globalização e Cidadania.
Ciência, Tecnologia / Informação e Mundo do Trabalho.
Dilemas Econômicos Contemporâneos.
* Cultura: Indústria Cultural e Cultura de Massa.
Formação de grupos culturais na escola
Ética do Discurso e Razão Comunicativa X Cientificismo e Razão Instrumental.
Mídias Digitais e Produção de Verdades (Fake News).
* 4 Procedimentos Metodológicos
- Ensino presencial e /ou Híbrido
- Aula expositiva, Roda de diálogo, Debates
- Promover leituras, releituras, produção de conteúdos, resumos.
- Promover estudo apoiado no livro didático, realizar registro no caderno de atividades.
- Realizar pesquisa orientada, acessar sites, blogs, redes sociais, construir o diário da história.
- Proporcionar momentos para apresentação de seminários
- Estudo de textos, análise de vídeos, filmes e documentários.
- Realizar exercícios individuais e ou coletivos no caderno, em sala ou via plataforma digital.
- Debates em sala e/ou via diálogos em grupo de WhatsApp. Debate no Google Sala de Aula.
- Promover leituras de imagens, vídeos, músicas. Debate no Google Sala de Aula.
- Observação e leitura de charges, infográficos, vídeos, músicas, pintura, esculturas
- Pesquisa, Exercício e Debate no Google Sala de Aula.
- Estimular a criação de conteúdos no formato de vídeo, áudio, textos, fotografia.
- Orientar para o bom uso das plataformas digitais, sites, redes sociais
- Realizar projetos, excursões, cursos, formação de grupos culturais e de estudos, etc.
* 5 Procedimentos Avaliativos
- Participar das atividades propostas.
- Realizar atividades individuais e coletivas.
- Empreender ações e projetos integradores
- Criar conteúdos digitais: vídeos, fotos, produzir conteúdo para redes sociais
- Mobilizar esforços para atingir objetivos pedagógicos conforme proposição da BNCC
- Atitude, ativismo e protagonismo ambiental, social, político, cultural, econômico, humanitário e tecnológico.
- Aprender a ser, conviver, fazer e conhecer
- Desenvolver a oralidade, o espírito de liderança e ação protagonista consciente
Comentários
Postar um comentário